ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região - Quinta-feira, 20 de junho de 2013
máx. 23° / min. 13°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Mídia Center JC
Politicando
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
01/07/12 10:45 - Bairros

Rio de Janeiro recebe título de Patrimônio Cultural da Humanidade

Nielmar de Oliveira/ABr
Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Google+
Reprodução
A cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Uesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural

O Rio de Janeiro foi escolhido neste domingo (1º), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural da Humanidade. Com isto, a cidade se torna a primeira do mundo a deter o título na categoria paisagem cultural urbana.

A escolha se deu durante a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (36ª WHC), que ocorre em São Petersburgo, na Rússia, em votação que estava prevista para ocorrer inicialmente ontem (30).

O discurso de apresentação da candidatura do Rio a Patrimônio da Humanidade foi feito, em português, pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que encontra-se em São Petersburgo, acompanhada do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.

Compõem, atualmente, o Comitê da Unesco, as delegações da Argélia, do Camboja, da Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, do Iraque, Japão, da Malásia, do Mali, México, Catar, da Rússia, do Senegal, da Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

A candidatura do Rio de Janeiro está inscrita na categoria Paisagem Cultural e foi entregue em setembro de 2009 à Unesco. Nela, consta um dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal, que está, principalmente, na soma da beleza natural da cidade com a intervenção humana. Em janeiro do ano passado, o Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª WHC.

Ao justificar a candidatura do Rio, o Iphan lembra que a cidade é reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo e encontra na relação entre homem e natureza a âncora para a sua candidatura. O instituto também destaca os ícones da beleza natural da cidade como o Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.

Os bens culturais estão compostos por:

  • Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980);
  • Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982);
  • Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul (1983);
  • Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas (1985);
  • Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985);
  • Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal (1987);
  • Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997);
  • Centro Histórico de Diamantina, Minas (1999);
  • Centro Histórico de Goiás, Goiás (2001);
  • Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe (2010).

Já os bens naturais são:

  • Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986);
  • Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo (1997);
  • Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (1998);
  • Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999);
  • Parque Nacional do Jaú, Amazonas (2000);
  • Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000);
  • Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás (2001);
  • Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (2001).




publicidade


(SF) © Copyright 2012 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP