ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região -
máx. 28° / min. 18°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Carnaval 2014
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Tribuna do Leitor
Entrelinhas
Tá Valendo
Em Confiança
Horóscopo
Falecimentos
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
Bairros

Bauru: delegação analisa alojamentos para os Jogos Abertos

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Google+

 

Barueri e Pindamonhangaba foram os municípios que enviaram representantes a Bauru, nesta quinta-feira, 16/08, para definir local de alojamento de suas delegações para os Jogos Abertos do Interior-2012. Também já estiveram em Bauru representantes de Santos, Sorocaba, Botucatu, Piracicaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes e Praia Grande. Nesta sexta-feira, 17, visitam a cidade Bebedouro, Barretos e Altinópolis. Para a próxima semana estão agendadas visitas das delegações de São José dos Campos e Louveira (dia 21) e São Sebastião (dia 22).

A 56ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” será realizada em Bauru no período de 12 a 24 de novembro. A expectativa é que o município receba delegações de aproximadamente 250 municípios, o que representa cerca de 12 mil atletas e dirigentes diretamente ligados à competição, o que deve impulsionar a economia local por um período de 14 dias.

Organização

O Comitê Dirigente dos Jogos, nomeado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado está concluindo o levantamento detalhado de todas as cidades classificadas e em quais modalidades, coletivas e individuais, após a realização dos Jogos Regionais, no mês de julho, em todas as regiões esportivas do Estado de São Paulo, que são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior. Só nas modalidades coletivas, 240 municípios estão classificados.

O calendário dos Jogos também está em fase de conclusão. No dia 27 de outubro, sábado, será realizado o Congresso Técnico onde todos os municípios inscritos participarão para receberem as primeiras orientações e acompanharem o sorteio de grupos e chaves, que é realizado de forma eletrônica.  Desse Congresso sai a programação de competições para os três primeiros dias dos Jogos.

O dia 12 de novembro está reservado para a entrega das relações nominais, quando cada município confirma e entrega a relação nominal de todos os seus atletas, dirigentes, técnicos, auxiliares e apoiadores inscritos anteriormente junto à Secretaria de Esportes do Estado.

A tabela de competições prevista até o momento, ainda extraoficial, começa efetivamente no dia 13 de novembro com as modalidades basquete, bocha, futebol, handebol, judô, natação, tênis e xadrez, salvo alguma alteração. 

A abertura oficial dos Jogos Abertos do Interior, como ocorre tradicionalmente, será na sexta-feira, 16 de novembro, no Sambódromo de Bauru, e o Município prepara uma agenda especial, que inclui não só a parte formal de desfile das delegações, juramento de atletas, entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica, mas também de integração da população com esse evento, que é o maior evento esportivo do Brasil, maior inclusive que uma Olimpíada em termos de número de participantes.  E a agenda promete muitas surpresas para os atletas e para a população.

Por ser cidade-sede, independentemente de classificação ou não nos Jogos Regionais, Bauru está garantida em todas as modalidades esportivas e disputará na 1ª Divisão, onde, certamente estarão atletas de elite do esporte brasileiro o que proporcionará competições importantes para os atletas de Bauru.

Como tem sido reiterado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Bauru não tem a pretensão de disputar o título dos Jogos, o que envolveria um investimento específico para este fim, em esporte de alto rendimento, que no momento foge à realidade financeira do município. Daí a decisão de sediar os Jogos não pela disputa do título, mas para adequar as praças esportivas municipais e disponibilizar um legado mais adequado aos atletas e à população bauruense, sem deixar de lado um projeto a médio e longo prazos para melhoria do esporte local. 

Além de adequações, reformas, e a construção da pista de atletismo e aquisição de ringue de boxe, que Bauru não possuía, a Prefeitura Municipal investiu na aquisição de materiais e equipamentos esportivos, que vão de bolas para as várias modalidades (basquete, vôlei, futebol, tênis, tênis de mesa etc) a bicicletas de ciclismo, mesas de tênis de mesa, raquetes, uniformes, equipamentos de ginástica, tabelas de basquete, placares eletrônicos, redes de vôlei, entre outros, passando pelas 24 modalidades esportivas oficiais. A Prefeitura também adquiriu novos ônibus para o incremento da frota de transporte de atletas.

Essas medidas vão permitir melhoria no atendimento às equipes que representam Bauru em competições oficiais, melhoria nas praças esportivas que recebem competições oficiais e que também são utilizadas no atendimento das escolinhas de esportes da Semel, e também à população em geral, que utiliza muitos desses espaços. 

Para receber os Jogos Abertos do Interior, a Prefeitura está contando com a parceria de várias outras instituições públicas e privadas que disponibilizaram equipamentos esportivos para a disputa dos Jogos Abertos, como a Faculdade de Odontologia de Bauru, Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Unesp/Campus Bauru, Associação Luso Brasileira de Bauru, Bauru Tênis Clube, Associação Desportiva da Polícia Militar, Grêmio Recreativo Esportivo Triagem, Esporte Clube Noroeste, Colégio São Francisco de Assis, Colégio São José, Colégio Batista Brasileiro de Bauru, Clube Nipo Brasileiro, Sesi (Centro e Horto), SESC, Associação dos Cabos e Soldados de Bauru, Instituição Toledo de Ensino, Grêmio Recreativo Energético de Bauru (GREB), Fortaleza Atlético Clube, Casa da Capoeira, Sociedade Hípica de Bauru, Associação dos Aposentados de Bauru e Região e Associação Atlética Banco do Brasil – AABB.

No geral serão utilizados aproximadamente 150 locais de alojamentos, entre escolas municipais, estaduais e instituições particulares, e 50 praças esportivas, entre públicas e particulares. E outros parceiros serão essenciais nessa organização, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além da Polícia Rodoviária, instituições com quem a Prefeitura manterá contato nos próximos dias para mostrar o espelho do que serão os Jogos Abertos do Interior em Bauru. De posse desse espelho, o mesmo será feito em relação ao comércio, à saúde e outros segmentos que direta ou indiretamente estarão ligados aos Jogos Abertos do Interior-2012.

Uma grande equipe, que envolve praticamente todas as secretarias municipais, está trabalhando há meses na organização do evento em Bauru. Em breve o Comitê Organizador também abrirá período de inscrições de interessados em atuar como voluntários durante o evento, voluntários esses que receberão treinamento especial em razão da importância do trabalho de cada um.   





publicidade




Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2014 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP