ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região - Sábado, 18 de maio de 2013
máx. 28° / min. 9°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Mídia Center JC
Politicando
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
18/06/12 09:00 - Economia

Carros voltam a pressionar IPC-S para baixo

Wladimir D'Andrade/AE
Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Google+

Assim como na primeira quadrissemana de junho, os carros novos e os usados foram os itens que exerceram as maiores influências de baixa sobre o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) na segunda quadrissemana deste mês, divulgado na manhã desta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ambos apresentaram recuos de preços mais acentuados que os verificados na leitura anterior.

No caso dos automóveis novos, a queda se acentuou de 2,08% na primeira quadrissemana para 3,46% na leitura divulgada nesta segunda-feira, e, entre os usados, o recuo passou de 1,36% para 2,05%.

Também são citados pela FGV como influências negativas a tangerina (mexerica), que passou de -17,10% na primeira quadrissemana para -21,85% na segunda; aparelho de TV, de -2,10% para -2,33%; e gasolina, de -0,35% para -0,33% no mesmo período.

Seis classes de despesas tiveram desaceleração de preços na segunda quadrissemana de junho: Alimentação (de 0,76% na leitura do último dia 7 para 0,74% na divulgada hoje), Habitação (de 0,44% para 0,29%), Vestuário (de 0,65% para 0,40%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,54% para 0,45%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,14% para 0,08%) e Despesas Diversas (de 3,63% para 2,38%).

O grupo Transportes ampliou o recuo de preços ao passar de variação negativa de 0,39% na primeira quadrissemana para queda de 0,65% no índice divulgado hoje, influenciado, principalmente, pelo desempenho do item automóvel novo. O grupo Comunicação, por sua vez, saiu de -0,18% na leitura do dia 7 para -0,06% na atual. Nesta classe de despesa, o destaque foi o item tarifa de telefone residencial, que registrou variação de -0,28%, ante -0,51% na apuração anterior.

Os cinco itens que mais exerceram pressão de alta do IPC-S na segunda quadrissemana foram cigarros (de 8,51% para 5,54%), tomate (de 27,18% para 26,37%), refeições em bares e restaurantes (de 0,72% para 0,58%), tarifa de ônibus urbano (de 0,28% para 0,83%) e taxa de água e esgoto residencial (de 1,89% para 1,49%).

A próxima apuração do IPC-S, com dados coletados até o dia 22 de junho, será divulgada no dia 25.





publicidade


(SF) © Copyright 2012 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP