ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNET.com.br
Bauru e grande região - Domingo, 01 de maio de 2016
máx. 24° / min. 8°
Geral

Festival classifica 5 receitas da região

Sanduíche bauru figura entre as delícias que participarão da final do Sabor de São Paulo, na Capital, em junho

João Rosan
A culinarista Palmirinha foi a convidada de honra do evento

O júri popular escolheu ontem à tarde, no Senac de Bauru, os cinco pratos que concorrerão à etapa final do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que será realizada de 28 a 30 de junho no Parque da Água Branca, na Capital.

As receitas classificadas na região foram sanduíche bauru (Skinão Lanches - Bauru); empadão com recheio cremoso de bacalhau (Jaú); manjar de amora (Duartina); doce de leite de corte com frutas (Agudos) e galinhada na panela (Marília).

Uma das presenças ilustres do festival foi a culinarista bauruense Palmirinha, que é bauruense e diz se orgulhar de um evento como esse. “Acho muito importante esse tipo de evento, ainda mais no Interior. Todo prato tem que ter o ingrediente especial na receita que é amor, carinho e dedicação”, ensina. 

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Claudio Valverde Santos, também esteve presente com o gerente regional do Senac, José Roberto Botero, e Georges Shnyder, da revista Prazeres da Mesa.

“Agradeço ao apoio de todos que fizeram isso acontecer. Estamos dando mais um passo nessa longa caminhada para colocar o Estado de São Paulo no seu lugar de destaque na gastronomia”, disse.

Diversificados e atraentes, os cinco pratos selecionados pelo voto popular vieram de uma seleção entre mais de 200 receitas de 18 municípios da região. Um dos requisitos para a receita era que os pratos fossem idealizados a partir da utilização de produtos agropecuários típicos.

Assim foi o caso de Dalva Maria Dionísio Carloni, de Duartina, que apresentou seu “manjar dos deuses” de amora. “Há dez anos recebi uma encomenda de um manjar, acabei deixando para a última hora e o mercado já estava fechado. No sufoco colhi a amora do pé que tenho no meu sítio e para meu alívio foi um sucesso. Hoje tenho mais encomendas para o manjar de amora do que o tradicional de ameixa”, conta.

Um dos pratos que não podia faltar no festival é o tradicional Bauru, do Skinão, e o proprietário do estabelecimento, Marco Antônio Sanches, explica o porquê do sucesso.  “Há 42 anos, meu pai (Francisco Sanches) trouxe o sanduiche para cá. Acredito que o sucesso vem da dedicação de como nosso lanche é feito, afinal ele representa a cidade, temos essa responsabilidade”, pontua.

Com uma receita vinda de pai para filho, Arsenio de Conti e sua esposa, Regina, apresentaram o doce de leite de corte com frutas, uma barra de um metro de doce de leite recheada com ameixa, nozes e damasco.  “É uma receita muito especial e antiga. Aprendi com os avós de meu marido e tem todo um segredo de família. Por ser muito diferenciado, o doce conquista os paladares mais exigentes”, ressaltam.

De massa leve e recheio cremoso, o empadão de bacalhau do monitor de cozinha Cleber Henrique Teixeira já é famoso na televisão. “Fiquei em 14º lugar no concurso de melhor empadão do Brasil no programa ‘Mais Você’, da Ana Maria Braga. Com certeza isso é resultado de um trabalho feito com carinho e dedicação”, conta.

Com um tempero único, a galinhada na panela feita há 10 anos pelo restaurante Cupim Bar de Marília recria a tradicional receita e ganha clientes cativos. Em uma única voz, populares que estavam saboreando o prato disseram: “Com certeza a galinhada estará na final”.

Com objetivo de construir uma rota turística gastronômica no Estado, a Secretaria do Turismo irá publicar o Guia Turístico-Gastronômico Sabor de SP, com as principais receitas do festival. “Distribuiremos o guia em aeroportos a fim de estimular a visita nessas regiões através da gastronomia”, conclui o secretário.

 

 


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2016 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP