ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região -
máx. 33° / min. 17°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Carnaval 2014
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
Falecimentos
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
Geral

Festival classifica 5 receitas da região

Sanduíche bauru figura entre as delícias que participarão da final do Sabor de São Paulo, na Capital, em junho

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Google+
João Rosan
A culinarista Palmirinha foi a convidada de honra do evento

O júri popular escolheu ontem à tarde, no Senac de Bauru, os cinco pratos que concorrerão à etapa final do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que será realizada de 28 a 30 de junho no Parque da Água Branca, na Capital.

As receitas classificadas na região foram sanduíche bauru (Skinão Lanches - Bauru); empadão com recheio cremoso de bacalhau (Jaú); manjar de amora (Duartina); doce de leite de corte com frutas (Agudos) e galinhada na panela (Marília).

Uma das presenças ilustres do festival foi a culinarista bauruense Palmirinha, que é bauruense e diz se orgulhar de um evento como esse. “Acho muito importante esse tipo de evento, ainda mais no Interior. Todo prato tem que ter o ingrediente especial na receita que é amor, carinho e dedicação”, ensina. 

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Claudio Valverde Santos, também esteve presente com o gerente regional do Senac, José Roberto Botero, e Georges Shnyder, da revista Prazeres da Mesa.

“Agradeço ao apoio de todos que fizeram isso acontecer. Estamos dando mais um passo nessa longa caminhada para colocar o Estado de São Paulo no seu lugar de destaque na gastronomia”, disse.

Diversificados e atraentes, os cinco pratos selecionados pelo voto popular vieram de uma seleção entre mais de 200 receitas de 18 municípios da região. Um dos requisitos para a receita era que os pratos fossem idealizados a partir da utilização de produtos agropecuários típicos.

Assim foi o caso de Dalva Maria Dionísio Carloni, de Duartina, que apresentou seu “manjar dos deuses” de amora. “Há dez anos recebi uma encomenda de um manjar, acabei deixando para a última hora e o mercado já estava fechado. No sufoco colhi a amora do pé que tenho no meu sítio e para meu alívio foi um sucesso. Hoje tenho mais encomendas para o manjar de amora do que o tradicional de ameixa”, conta.

Um dos pratos que não podia faltar no festival é o tradicional Bauru, do Skinão, e o proprietário do estabelecimento, Marco Antônio Sanches, explica o porquê do sucesso.  “Há 42 anos, meu pai (Francisco Sanches) trouxe o sanduiche para cá. Acredito que o sucesso vem da dedicação de como nosso lanche é feito, afinal ele representa a cidade, temos essa responsabilidade”, pontua.

Com uma receita vinda de pai para filho, Arsenio de Conti e sua esposa, Regina, apresentaram o doce de leite de corte com frutas, uma barra de um metro de doce de leite recheada com ameixa, nozes e damasco.  “É uma receita muito especial e antiga. Aprendi com os avós de meu marido e tem todo um segredo de família. Por ser muito diferenciado, o doce conquista os paladares mais exigentes”, ressaltam.

De massa leve e recheio cremoso, o empadão de bacalhau do monitor de cozinha Cleber Henrique Teixeira já é famoso na televisão. “Fiquei em 14º lugar no concurso de melhor empadão do Brasil no programa ‘Mais Você’, da Ana Maria Braga. Com certeza isso é resultado de um trabalho feito com carinho e dedicação”, conta.

Com um tempero único, a galinhada na panela feita há 10 anos pelo restaurante Cupim Bar de Marília recria a tradicional receita e ganha clientes cativos. Em uma única voz, populares que estavam saboreando o prato disseram: “Com certeza a galinhada estará na final”.

Com objetivo de construir uma rota turística gastronômica no Estado, a Secretaria do Turismo irá publicar o Guia Turístico-Gastronômico Sabor de SP, com as principais receitas do festival. “Distribuiremos o guia em aeroportos a fim de estimular a visita nessas regiões através da gastronomia”, conclui o secretário.

 

 





publicidade




Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2014 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP