ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNET.com.br
Bauru e grande região - Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2016
máx. 33° / min. 21°
Geral

Estudante pode ganhar viagem à Nasa

Bauru sediará competições científicas promovidas pela Fundação Astronauta Marcos Pontes no Sesi dia 12 de abril

A Olimpíada Astropontes para jovens talentos é um programa de âmbito nacional da Fundação Astronauta Marcos Pontes e visa despertar o interesse pelo conhecimento, pela cultura e pelas carreiras de ciência e tecnologia em jovens estudantes de todo o Brasil. Entre os prêmios estão uma viagem para treinar no Space Camp da Nasa, nos Estados Unidos, e participação na feira da aviação, a Labace 2013, com patrocínio da empresa Bombardier, além de troféus, medalhas e livro.
 

Quioshi Goto
Marcos Pontes promove evento para despertar o interesse pelo conhecimento científico

O programa engloba eventos de cunho científico, como competições de foguete, robótica e outras atividades culturais para motivar crianças e adolescentes para a busca de conhecimento e de competências essenciais por meio de desafios divertidos e inteligentes.

O evento será no Sesi do Horto, no dia 12 de abril, e os professores responsáveis devem inscrever suas equipes de alunos, até 5 de abril.

O astronauta Marcos Pontes conta que a Olimpíada tem quatro objetivos principais: promover melhorias no ensino fundamental e médio; promover mais respeito e prestígio para a carreira do magistério; promover o ensino profissionalizante; promover a inovação tecnológica e do desenvolvimento sustentável.

Uma das etapas será em Bauru. “Quem me conhece, ou tem acompanhado minha vida e carreira, sabe o quanto amo minha cidade natal. Não é à toa que falo tanto dela pelos quatro cantos do mundo, como astronauta e como embaixador da ONU. Não poderíamos deixar de incluir Bauru no circuito de competições da Olimpíada Astropontes (OAP) e dar uma chance aos jovens da minha cidade de brilharem no âmbito nacional e até internacional” diz o astronauta bauruense. A seguir os principais trechos da entrevista.

Jornal da Cidade - Muita gente não sabe que o senhor tem uma fundação. Qual é o objetivo da sua fundação?

Marcos Pontes
- A Fundação Astronauta Marcos Pontes, ou Astropontes, como é mais conhecida, nasceu de um sonho que tive em 1987 e que realizei em 2010. Dizem que sou persistente. Parece que tem razão (risos). A Astropontes tem quatro objetivos principais: promover melhorias no ensino fundamental e médio; promover mais respeito e prestígio para a carreira do magistério; promover o ensino profissionalizante; promover a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável.

JC - O que é a Olimpíada Astropontes para jovens talentos?

Pontes
- Dentro do objetivo de promover o ensino fundamental e médio, a Olimpíada Astropontes é um programa de âmbito nacional que engloba eventos de cunho científico, como competições de foguete, robótica e outros, assim como eventos de cunho cultural, como concursos de desenho, redação e outros. Ela é uma forma eficiente de motivar crianças e jovens para a busca de conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida (e o sucesso) por meio de desafios divertidos e inteligentes que só podem ser vencidos por pesquisa, trabalho em grupo, treinamento, experimentação, etc.

JC  - Por que Bauru foi escolhida para uma das etapas da Olimpíada?

Pontes
- Quem me conhece, ou tem acompanhado minha vida e carreira, sabe o quanto amo minha cidade natal. Não é à toa que falo tanto dela pelos quatro cantos do mundo, como astronauta e como embaixador da ONU. Não poderíamos deixar de incluir Bauru no circuito de competições da Olimpíada Astropontes (OAP) e dar uma chance aos jovens da minha cidade de brilharem no âmbito nacional e até internacional. Sim, tenho planos de incluir a OAP em competições internacionais.

JC - Quais são os outros projetos desenvolvidos pela fundação?

Pontes
- A nossa fundação tem diversos projetos em andamento, todos com foco em promover educação, ciência e tecnologia. Entre eles, destaco nossa “Exposição Crianças no Espaço”, que já percorreu diversas cidades no Brasil, o “Projeto Cidadãos do Futuro”, que doa livros para alunos e forma professores através do patrocínio de empresas, o “Projeto Ciência, Tecnologia e suas Carreiras”, que motiva jovens para as carreiras de ciência e tecnologia e o “Projeto Ecoestado”, que transformará o Estado de Roraima no primeiro ecoestado do planeta Terra, beneficiando diretamente a qualidade de vida de mais de meio milhão de pessoas e indiretamente de milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

JC - Logo após o retorno de sua missão espacial, muita gente achou que o senhor havia se aposentado. O que o senhor faz atualmente?

Pontes
  - Pois é, muita besteira foi falada naquela época por pessoas irresponsáveis ou sem a menor noção do que faziam. Atualmente, continuo como astronauta, que é carreira civil, à disposição do Brasil, aguardando escalação para minha segunda missão espacial, que pode acontecer nos próximos anos pelo governo do Brasil ou por outras instituições. Além disso, sou empresário, palestrante motivacional e técnico, coach especialista em desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, professor, pesquisador, consultor técnico, presidente da Astropontes e Embaixador da ONU.

JC - A Missão Centenário é o ponto mais alto da sua vida ou o senhor tem outros sonhos ainda maiores?

Pontes
- A maior realização da minha vida não foi, nem será, ter ido ao espaço e poder dizer: ‘sou o primeiro astronauta brasileiro’; a maior realização da minha vida é ter ido ao espaço e fazer ainda muitas outras coisas e poder dizer a todos os jovens: ‘é possível’. É isso que faço através da Astropontes e todas as outras atividades que tenho atualmente. Tenho muitos sonhos, trabalho a cada oportunidade (que chamamos de ‘dia’) para realizá-los. O que posso dizer é que muitos deles, de certo ponto de vista, são ainda mais marcantes que ir ao espaço. Aguarde e verás.

JC  - Qual o conselho aos jovens para ter sucesso na vida?

Pontes
- Acreditem no seu sonho, estudem muito, trabalhem, sejam honestos, não tenham inveja e nem percam tempo com críticas e lamentações, persistam e sempre façam mais do que esperam de vocês.

Serviço

O evento será no Sesi do Horto, no dia 12 de abril, sexta-feira, entre 8h e 18h. Os professores devem inscrever suas equipes de alunos, até 5 de abril, preenchendo o formulário de inscrição no website: www.astropontes.org.br. (11) 3772-4282.  O evento tem patrocínio e apoio da Bombardier Aviation, Sesi, Senai,  Bauru Painéis, Outdoor Painéis, Jornal da Cidade e Interage Produções.
 

As Mais Compartilhadas no Face
publicidade

Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2016 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP