ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNET.com.br
Bauru e grande região - Quarta-feira, 25 de maio de 2016
máx. 25° / min. 8°
Regional

Massagem ajuda pacientes que estão passando por quimioterapia

Experiência vem sendo adotada no setor de oncologia do Hospital da Unesp

Éder Azevedo/Arquivo
Hospital das Clínicas é ligado à Faculdade de Medicina da Unesp

Os pacientes do setor de oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) contam com uma ajuda especial às quintas-feiras no período matutino. A esteticista Vanessa Monteiro, vai todas as semanas aplicar massagens relaxantes nos pacientes, como forma de melhorar a qualidade de vida deles no ambiente hospitalar.

No início, Vanessa, que realiza de 15 a 20 massagens cada vez que vai até o hospital, pensou em fazer estágio voluntário para levar a parte estética para o meio da saúde, no entanto, com o tempo percebeu que muito mais que um procedimento de relaxamento, a prática gera qualidade de vida e contribui em alguns aspectos com o tratamento.

“No começo, pensei só no bem-estar dos pacientes, mas depois de um tempo percebi alguns benefícios diretos, como a melhora da circulação periférica, o que ajuda na hora do enfermeiro introduzir o medicamento por via intravenosa”, conta.

Segundo a vendedora Daiane Araújo, que faz tratamento no HCFMB, a melhora é clara. “A massagem ajuda bastante, me deixa mais relaxada e até facilita ao enfermeiro encontrar a veia para aplicar a medicação. Durante o tratamento, ficamos com as veias muito rígidas devido às picadas, mas a massagem ajuda muito”, ressalta.

Segundo a Supervisora Técnica da Seção de Quimioterapia, Vilma Pereira, o trabalho traz uma contribuição importante. “A massagem antes da punção venosa deixa o paciente mais tranquilo e ajuda na circulação. Com isso, facilita o procedimento, diminuindo o estresse do paciente e do profissional”, conclui.

Segundo Vanessa, que é graduanda em estética, sua vontade é continuar com o voluntariado mesmo após a conclusão do seu curso. “Me formo mês que vem, mas não pretendo parar esse trabalho. Estou elaborando um artigo científico para falar sobre a contribuição da massagem relaxante na terapia oncológica e pretendo fazer mestrado na área da saúde. Costumo dizer que não escolhi os pacientes oncológicos, fui escolhida. Gostaria de ver mais a estética nesta área, melhorando a auto estima e ajudando de uma forma geral essas pessoas. Se conseguir mais voluntários, pretendo estender este benefício para pacientes de outras áreas, como a maternidade e a hemodiálise”, afirma. Para profissionais de estética e massoterapia que desejarem saber como se tornar voluntário, podem enviar um e-mail para Vanessa pelo endereço eletrônico vanessa.menezes monteiro@hotmail.com.
 


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2016 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP