Bauru e grande região - Quarta-Feira, 19 de Junho de 2013  
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Mídia Center JC
Politicando
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
16/10/2011  
Clima baliza Semana C&T de Bauru
Além de avaliar impacto humano no planeta, evento de Ciência e Tecnologia terá várias atividades, inclusive interativas
Será aberta ao público amanhã a 8.º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Bauru. Neste ano, o evento será marcado pelo tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, em função de sua relevância global, atualidade e importância para a população brasileira. O objetivo será discutir os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.

A cerimônia de abertura será às 9h, na sede da Diretoria Regional de Ensino, rua Campos Sales, 9-43, Vila Falcão. Para marcar o início do evento, será inaugurada no local a exposição interativa “Ciência, Ação e Diversão”, com experimentos que poderão ser manuseados pelos visitantes. A entrada é gratuita.

Neste ano, 35 instituições ligadas à produção e difusão de ciência e tecnologia (C&T) participam das atividades. Foram programadas três exposições científicas, 38 palestras, 11 visitas monitoradas a instituições de pesquisa, uma mostra de vídeos científicos e uma grande feira interativa de C&T. Tudo gratuito.

Para comemorar o Ano Internacional da Química, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), será realizada no dia 19 a exposição “Química no Cotidiano”, a partir das 10h, no Sesi do Horto Florestal. Ainda sobre o tema química, cerca de 5 mil alunos da rede pública municipal e estadual de ensino participarão do Experimento Global pH do Planeta. No dia 21, das 8h às 22h, haverá a tradicional Festa da Ciência de Bauru no Sest/Senat, com apresentação de experimentos, atividades e atrações lúdicas, educativas e interativas. A FOB-USP também preparou, de 17 a 20 de outubro, uma exposição voltada à fonoaudiologia.

Outros eventos como o “Ciência Vai à Escola”, que oferece palestras aos alunos da rede pública de ensino, e o “Ciência-Tour”, que leva esses alunos aos centros de produção e difusão de C&T, também integram a Semana.

Cartilha

Para auxiliar no debate sobre o impacto da atividade humana sobre a Terra, será lançada durante o evento a publicação “JC na Escola Ciência: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, produzida numa parceria entre o Jornal da Cidade e o Ciaden da Etec de Cabrália Paulista. O material será distribuído a professores e educadores.

A SNCT é coordenada nacionalmente pelo Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e localmente por intermédio da Coordenação Regional Bauru da SNCT, em parceria com a Associação C&T-Bauru e Diretoria de Ensino - Região de Bauru da Secretaria Estadual da Educação.

Conta com apoio Institucional do Sest/Senat, secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico de Bauru, ABCMC, Sesi Horto, SBQ/AIQ, FOB-USP e Etec/Cabrália Paulista, e apoio cultural do Jornal da Cidade, TV Tem, Rádio Unesp FM, 96 FM e W Pollice Produções.

Participam das atividades integradas a ABCMC, Colégio COC, CTI/Unesp, Departamento de Museus/Secretaria Municipal de Cultura, Escola Estadual Antônio Guedes de Azevedo, Etec/Cabrália Paulista, Faac/Unesp, FC/Unesp, Faculdade Anhanguera, Fatec/Bauru, FEB/Unesp, FIB, FOB–USP, HRAC/USP, Iesb/Preve, Instituto Lauro de Souza Lima, IPMet/Unesp, ITE, JC na Escola, Mostra Ver Ciência, Rede Sagrado, SBQ/AIQ, Sciencenet, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Senac, Senai, Sesi, Sest/Senat, SkyRadical, Sociedade de Esperanto de Bauru, Sociedade do Sol/Piso Seguro, Sorri, Unip, USC e Zoológico de Bauru. Mais informações podem ser obtidas no site http://semanact.mct.gov.br.
Da Redação

 

Jornal da Cidade
 
 
(SF) © Copyright 2012 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP