ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região -
máx. 33° / min. 17°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Carnaval 2014
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
Falecimentos
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
31/10/09 03:00 - Regional

Túmulo de cantor sertanejo é o mais visitado no cemitério de Brotas

Rita de Cássia Cornélio
Brotas - O dia dedicado ao Finados é o mais movimentado nos cemitérios. Familiares de pessoas enterradas fazem visitas aos túmulos, levando flores e muitas orações. No cemitério municipal de Brotas (100 quilômetros de Bauru) a sepultura mais visitada é do cantor sertanejo João Paulo que fazia dupla com Daniel. Em Jaú ( 47 quilômetros), dois túmulos chamam a atenção dos visitantes e nesta época do ano são os que mais recebem visitas, o do Criolando e da noiva.

O túmulo do João Paulo já foi mais visitado, próximo de quando ele morreu em acidente de trânsito. Doze anos se passaram da morte do cantor e, atualmente, de duas a três pessoas por dia perguntam onde está localizada a sepultura e fazem a visita, comenta o coveiro Fernando Gasparini.

Segundo ele, a família paga uma pessoa para cuidar do jazigo, mas a quantidade de flores que era depositada logo após a morte, minguaram. “De vez em quando tem um vaso com flor no túmulo dele. Artistas nunca vieram aqui.”

Os visitantes da sepultada, segundo Gasparini, são fãs que ainda lembram do cantor. “Uma média de três pessoas por dia, especialmente quem vem de fora, visitam o túmulo do João Paulo. No dia de Finados esse número salta para mais de 50.”

O cemitério de Brotas tem mais de 80 anos e passou por uma reforma para receber os visitantes nesta época do ano. Segundo a assessoria de imprensa, a capela, as guias e sarjetas e a área interna foram pintadas e o portão de entrada, reformado.

A rua Péricles Albuquerque Pinheiro, próxima à área do cemitério, também recebeu recape asfáltico. Cerca de 700 metros quadrados do serviço foram feitos. O trabalho foi executado pela Secretaria de Obras e Serviços do município.

Criolando

O túmulo de Criolando é um dos mais visitados no cemitério municipal Ana Rosa de Paula em Jaú( 47 quilômetros de Bauru). Pessoa popular na cidade ele é considerado um santo milagreiro e tem até comunidade no Orkut.

O memorial de Criolando recebe visitas o ano todo. Flores, placas de bronze e de agradecimento forram a sepultura. Pessoa popular que visitava os velórios sempre com um cavalinho de madeira, ele era tido dentre os moradores da cidade como o mensageiro da morte. Quando ele visitava uma residência, dias depois, alguém da casa morria.

Uma sepultura com uma noiva caída, com vestes e buquê representando a escada de um templo é o segundo túmulo mais visitado no cemitério de Jaú.




publicidade


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2014 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP