ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região -
máx. 35° / min. 21°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Eleições 2014
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Tribuna do Leitor
Entrelinhas
Tá Valendo
Em Confiança
Horóscopo
Falecimentos
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
07/10/10 03:00 - Turismo

Costa Esmeralda

Em Santa Cararina, três lugares, um destino

Eliane Barbosa
Só de avistar os barcos e as redes dos pescadores tendo como pano de fundo o verde do mar e o azul do céu, a mente agradece. Bombinhas, Porto Belo e Itapema, em Santa Catarina, são lugares perfeitos para uma vida sem frescuras. Onde o que vale mesmo é o contato com a natureza em estado puro.

Nenhum vestígio de poluição, nenhuma sujeira nas ruas, pousadas rústicas e chiques ao mesmo tempo, praias agrestes e muita gente bonita. Uma espécie de Búzios (RJ) ou Arraial d' Ajuda (BA), com o diferencial de facilidade de deslocamento.

Lugares especiais que ainda hoje conservam traços do passado, da época em que a região foi o porto seguro dos antigos colonizadores açorianos (a história da colonização indica que os açorianos chegaram à região em 1817, quando fundaram a Vila de Nova Eriçeira, hoje chamada de Porto Belo).

Gostaram tanto que nunca mais retornaram, deixando como legado descendentes que até hoje vivem do mar, lançando suas redes nos primeiros raios do sol à procura de tainhas, robalos, ostras e badejos.

Gente responsável pela arquitetura típica das cidades litorâneas, pontuadas por casinhas brancas com uma porta, duas ou três janelas azuis, onde constituíram famílias.

Muito pouco mudou desde então, apesar da cobiça dos espanhóis que ali também queriam viver. A não ser a infraestrutura e o charme que compactuam a favor dos visitantes. Lugares que lembram cidadezinhas pacatas do interior mas que oferecem as mais diversas opções de passeios pela praia, pelas trilhas, encostas e mar.



____________________


Pelo ar, pelo mar, pela terra


Chega-se à Costa Esmeralda, formada pelos municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, pelo mar, pelo ar, pela terra.

De avião, a Gol tem voos diários para Santa Catarina, saindo diariamente do Aeroporto Moussa Tobias, às 13h30, com destino a Florianópolis e Navegantes (bem próximas das cidades da Costa Esmeralda).

Durante a temporada de navios, Porto Belo é parada obrigatória, oferecendo oportunidade aos passageiros dos grandes transatlânticos de curtir suas belezas.

Já quem opta pelo automóvel, leva cerca de 10 horas a partir de Bauru para chegar. A boa notícia é que a BR-101 está totalmente duplicada no trecho.



____________________


Herança portuguesa


A Costa Esmeralda é considerada uma das mais belas regiões do Brasil por conta da exuberância de suas paisagens e opções de lazer oferecidas.

Itapema, quase colada com Balneário Camboriú, além das belas praias, oferece cachoeiras, trilhas ecológicas e morros. Porto Belo caracteriza-se por sua enseada que abriga centenas de navios na alta temporada e Bombinhas, por suas águas cristalinas, que a fizeram ser reconhecida como a "Capital do Mergulho Ecológico".

As águas de Bombinhas são consideradas como o melhor ponto para mergulho no Sul do Brasil. Com máscara e snorkel é possível ter uma noção da biodiversidade marinha que existe no local.

Mergulhadores expedientes podem explorar o naufrágio de Orion (ocorrido em 1912), a aproximadamente dez metros de profundidade. Outra opção é o Lili, onde é possível observar a carga de vidros e porcelanas. A Hy Brazil oferece cursos, batismos e passeios pelas ilhas e região.

Bombinhas é um município jovem. Foi criado em 30 de março de 1992, após ter sido desmembrado de Porto Belo. Jovem e pequeno: na verdade um braço de península que avança para o mar formando dezenas de praias e pequeninas baías paradisíacas. Cercadas de encantos.




publicidade


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2014 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP