ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região -
máx. 29° / min. 17°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Carnaval 2014
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
Falecimentos
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
07/06/11 03:00 - Tribuna do Leitor

CORAL VOCALIS


No final de 1994, os Corais Cesp e Iteano (da Instituição Toledo de Ensino), sob minha regência, tiveram suas atividades suspensas. O início de 1995, me surpreendeu com integrantes dos dois corais querendo continuar a cantar, porém, sem local para ensaios. Como com o coral Iteano já havia participado várias vezes da Festa Comemorativa da Data Nacional da Itália, na Sociedade Italiana Dante Alighieri, em Bauru, e como aquela entidade possuía um bom salão com piano, me dirigi à sua diretora cultural, Ilda Rugai Delicato, atualmente, sua presidente, e chegamos a um consenso, tendo sua licença para ensaiarmos naquele local.

Durante 1995, como tínhamos elementos dos dois corais, nosso repertório foi o que cantávamos antes, porém, em 1996, alguns cantores saíram e outros, da Sociedade Italiana, entraram no grupo, o que me fez pensar em inserir músicas italianas no repertório.

Eram, na maioria, cantores iniciantes e, portanto, cantamos muito em uníssono, isto é: apenas a melodia. Após uma ano de prática de canto, pudemos passar a arranjos com duas vozes: a melodia com um contracanto. No ano seguinte, 1998, encomendamos 10 canções italianas, das mais conhecidas, para que Nelson Bergamini, grande músico de Bauru, fizesse os arranjos para Coro a 4 Vozes: éramos um coral adulto... Com muito empenho, ensaiamos e conseguimos montar um repertório baseado em músicas populares e folclóricas italianas, bem como com alguns Coros de Óperas.

Gravamos, com o suporte técnico de Fábio Carcel, o Cd Natal Brasileiro, com músicas de Natal, feitas por compositores brasileiros. Foram 15 anos de vida do Coral Dante Alighieri sob minha direção; fizemos inúmeras apresentações em Bauru e região, bem como em outros Estados, fomos até ao Uruguai, em 2007, quando a Sociedade Italiana Dante Alighieri, na volta, nos surpreendeu com nossa dispensa, daquela instituição.

Sem sede novamente, durante 2008, os ensaios foram em minha casa, e passamos a chamar Coral Vocalis; novamente com Fábio Carcel na técnica, gravamos o Cd Italianíssimo, com canções italianas folclóricas e populares. Em 2009 tivemos um apoio muito importante de Maria Lucia Ranieri Previdello, que nos autorizou a realizar os ensaios na Galeria Ranieri e, finalmente, em 25 de maio de 2010, por motivos particulares, encerrei as atividades desse grupo, sob minha direção. Os cantores se organizaram e passaram a fazer os ensaios sob a supervisão de Tiago Xavier e seguiram com o nome de Coral Vocalis, usando o repertório que tinham pronto.

O intuito desta é esclarecer publicamente que o atual Coral Vocalis não tem nenhuma ligação com minha pessoa, portanto, é de inteira responsabilidade de Tiago Xavier o resultado artístico das apresentações, bem como o desempenho em compromissos profissionais, tais como casamentos, missas, etc.


Maestrina Hilda Campos




publicidade


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2014 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP