ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNET.com.br
Bauru e grande região - Sexta-feira, 26 de agosto de 2016
máx. 31° / min. 12°
07/06/11 03:00 - Tribuna do Leitor

CORAL VOCALIS


No final de 1994, os Corais Cesp e Iteano (da Instituição Toledo de Ensino), sob minha regência, tiveram suas atividades suspensas. O início de 1995, me surpreendeu com integrantes dos dois corais querendo continuar a cantar, porém, sem local para ensaios. Como com o coral Iteano já havia participado várias vezes da Festa Comemorativa da Data Nacional da Itália, na Sociedade Italiana Dante Alighieri, em Bauru, e como aquela entidade possuía um bom salão com piano, me dirigi à sua diretora cultural, Ilda Rugai Delicato, atualmente, sua presidente, e chegamos a um consenso, tendo sua licença para ensaiarmos naquele local.

Durante 1995, como tínhamos elementos dos dois corais, nosso repertório foi o que cantávamos antes, porém, em 1996, alguns cantores saíram e outros, da Sociedade Italiana, entraram no grupo, o que me fez pensar em inserir músicas italianas no repertório.

Eram, na maioria, cantores iniciantes e, portanto, cantamos muito em uníssono, isto é: apenas a melodia. Após uma ano de prática de canto, pudemos passar a arranjos com duas vozes: a melodia com um contracanto. No ano seguinte, 1998, encomendamos 10 canções italianas, das mais conhecidas, para que Nelson Bergamini, grande músico de Bauru, fizesse os arranjos para Coro a 4 Vozes: éramos um coral adulto... Com muito empenho, ensaiamos e conseguimos montar um repertório baseado em músicas populares e folclóricas italianas, bem como com alguns Coros de Óperas.

Gravamos, com o suporte técnico de Fábio Carcel, o Cd Natal Brasileiro, com músicas de Natal, feitas por compositores brasileiros. Foram 15 anos de vida do Coral Dante Alighieri sob minha direção; fizemos inúmeras apresentações em Bauru e região, bem como em outros Estados, fomos até ao Uruguai, em 2007, quando a Sociedade Italiana Dante Alighieri, na volta, nos surpreendeu com nossa dispensa, daquela instituição.

Sem sede novamente, durante 2008, os ensaios foram em minha casa, e passamos a chamar Coral Vocalis; novamente com Fábio Carcel na técnica, gravamos o Cd Italianíssimo, com canções italianas folclóricas e populares. Em 2009 tivemos um apoio muito importante de Maria Lucia Ranieri Previdello, que nos autorizou a realizar os ensaios na Galeria Ranieri e, finalmente, em 25 de maio de 2010, por motivos particulares, encerrei as atividades desse grupo, sob minha direção. Os cantores se organizaram e passaram a fazer os ensaios sob a supervisão de Tiago Xavier e seguiram com o nome de Coral Vocalis, usando o repertório que tinham pronto.

O intuito desta é esclarecer publicamente que o atual Coral Vocalis não tem nenhuma ligação com minha pessoa, portanto, é de inteira responsabilidade de Tiago Xavier o resultado artístico das apresentações, bem como o desempenho em compromissos profissionais, tais como casamentos, missas, etc.


Maestrina Hilda Campos




publicidade


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2016 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP