ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região - Sexta-feira, 24 de maio de 2013
máx. 21° / min. 12°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Mídia Center JC
Politicando
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
01/07/12 03:00 - Tribuna do Leitor

Relógio da estação ganha reforma

Lendo o Jornal da Cidade do dia 29/06/2012, uma matéria me chamou muito a atenção: a restauração do relógio da NOB está sendo feita por uma empresa do Rio Grande do Sul. Em Bauru, existe um dos mais conceituados relojoeiros antigos, que consertou e restaurou relógios, desde o modelo igual ao da antiga estação aos de igrejas e monumentos.

Trata-se do senhor Renato Papassoni, que me ajudou a restaurar o relógio que permaneceu parado durante 36 anos na torre da Igreja Nossa Senhora das Dores, que foi inaugurada em 15 de setembro de 1951, no antigo Sanatório Aimorés, hoje o atual ILSL. Como cidadão bauruense, estranhei o valor do conserto do relógio da Estação da NOB. Um custo de R$ 7.880,00. O do ILSL ficou em R$ 600,00, com a reposição de peças.

Não se valorizam os anônimos da casa, como diz o velho ditado. O relógio que restauramos é uma relíquia da história da década de 1940 e, por coincidência do destino, conheci a neta do fabricante do relógio de uma antiga empresa de São Paulo, José Michellini & Filhos, uma família de italianos que veio para o Brasil em 1909. Existem 1.200 peças dos relógios que estão espalhados por vários Estados deste País.

Jaime Prado




publicidade


(SF) © Copyright 2012 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP

Warning: mysql_free_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/httpd/vhosts/jcnet.com.br/httpdocs/editorias_noticias.php on line 238