ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região -
máx. 29° / min. 14°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Carnaval 2014
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Tribuna do Leitor
Entrelinha
Em Confiança
Horóscopo
Falecimentos
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
20/08/13 05:00 - Tribuna do Leitor

O caos da saúde no Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) era para ser o melhor do mundo, devido a sua concepção de ser a melhor na teoria. Porém, na prática esta realidade é bem diferente, os usuários que buscam por atendimento gratuito, ou seja, pelo SUS ,recebem muita das vezes descaso com relação à prestação de serviços. Existe hoje no Brasil a superlotação dos hospitais que não conseguem atender a demanda crescente da população.

A lei 8080/90 diz que todo cidadão tem direito a ser assistido e garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação do paciente. Na teoria, esta concepção é linda, mas o que se vê são usuários esperando até seis meses ou mais para serem atendidos ou até mesmo morrendo por espera de atendimento médico.

Os hospitais que atendem ao SUS destinam setenta por cento de sua capacidade para usuários públicos, porém este percentual acaba por ser muito pequeno devido à grande demanda populacional. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 190.755.799 habitantes. O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) informa que existem no País 502.957 leitos existentes. Já os leitos destinados ao SUS são 357.061, conforme mostra levantamento sobre leitos existentes e leitos destinados ao SUS em todo o Brasil.

Em virtude destes dados mencionados, pode-se dizer que existe um caos na saúde nacional. Cabe aos governos Federal, Estadual e Municipal buscar soluções para melhorar a qualidade na prestação de serviços aos usuários do SUS. Os brasileiros passam a vida toda contribuindo para o Instituto Nacional do Seguridade Social (INSS) e em contrapartida, quando necessitam de atendimento ou internação hospitalar, recorrem ao SUS e na maioria das vezes estes usuários se deparam com péssima qualidade no atendimento.

Vive-se em um país que, na maioria das vezes, não oferece um tratamento digno de saúde à população. Infelizmente esta é uma realidade com relação à saúde no país em que vivemos, ou seja, o caos.

Neusa Maria dos Santos - especialista em Administração pela Faculdade de Tecnologia Expert - neusamdsantos@terra.com.br




publicidade


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2014 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP