ASSINE: (14) 3104-3144  |  ATENDIMENTO JC  |  BUSCA  |  NEWSLETTER  |  EDIÇÃO DIGITAL  |  SEGUNDA-FEIRA
JCNet.com.br
Bauru e grande região -
máx. 34° / min. 20°
Carregando
Política
Economia
Geral
Polícia
Bairros
Esportes
Regional
Cultura
Nacional
Internacional
Eleições 2014
Classificados
Agendinha
Cinema
Bauru Pocket
Tribuna do Leitor
Entrelinhas
Tá Valendo
Em Confiança
Horóscopo
Falecimentos
JC na escola
Loterias
Atendimento JC
No JC
15/09/13 05:00 - Gastronomia

Sobremesas brasileiras

Eliane Barbosa
A V&R Editoras lançou mais uma obra de se lamber os dedos e de se comer com os olhos, antes mesmo de o prato ficar pronto. O livro “Sobremesas e Doces Brasileiros”, que integra a Coleção Prática e Saborosa. Escrita pela chef e jornalista Marcia Zoladz, a obra é um primor, pela seleção dos pratos, pela beleza gráfica e pela simplicidade das receitas. Além de resgatar coisinhas dos tempos da vovó, como a água de flor de laranjeira.

Com receitas testadas e fáceis de fazer, a publicação reúne ingredientes de diferentes regiões do País – como o açaí, o cupuaçu e a erva-mate -, acrescentando um toque de sofisticação a quitutes tradicionais da culinária brasileira.

Com o livro é possível preparar desde o lanche da tarde até uma festa junina ou sobremesas para um jantar entre amigos. No cardápio, bolos, tortas, doces coloniais, delícias infantis (que os adultos adoram) e surpresas tropicais (ótimas para os dias de calor).


Cores e alegria

Com ilustrações supercoloridas, a coleção proporciona interação e entretenimento, sendo ainda uma excelente opção de presente.

Os iniciantes vão adorar o bolo de fubá feito no liquidificador e guardarão com carinho as receitas de brigadeiro e beijinho, essenciais.


Queijo com calda de goiabada

Receitas tradicionais ganham novos aromas e sabores, como o creme de queijo cottage com calda de goiabada. Os perfumes antigos das cozinhas do Brasil Colônia aparecem ainda com o uso de água de flor de laranjeira e água de rosas, entre os ingredientes.

“Procurei trazer para este livro doces brasileiros que surgiram de diferentes tradições, de povos de outros lugares do mundo que imigraram para cá e compartilharam conosco sua cultura e suas receitas”, detalha a escritora.

Os livros de Márcia

Carioca, Márcia Zoladz é jornalista especializada em gastronomia. Morou nos Estados Unidos e na Alemanha, onde escreveu seu primeiro livro – Portugiesich Kochen (1987), com receitas portuguesas. Anos depois, escreveu um livro para o público masculino – que ganhou edição ampliada no Brasil – “Muito Prazer, receitas com o máximo sabor e o mínimo de esforço”.

Seu livro mais recente, “Brigadeiros e Bolinhas”, traz receitas e histórias de doces e salgados.

Trabalhou como diretora de arte na revista Cláudia por oito anos e no portal UOL, sendo uma das pioneiras da Intenet no Brasil. Atualmente, coordena o site Cozinha da Márcia, que tem média de 100 mil visitantes ao mês.

Serviço

SOBREMESAS E DOCES BRASILEIROS

R$ 34,90

V&R Editoras

editoras@vreditoras.com.br

(11) 4612-2866

Quindim

Ovo e coco são os principais ingredientes de diversos docinhos da tradição brasileira. E o quindim, com sua camada de creme de ovos e uma base de coco crocante, é considerado o melhor entre eles.

INGREDIENTES

7 gemas

120 g de coco ralado fresco ou reidratado

230 g de açúcar

60 ml de leite

1 colher de sopa de suco de limão

Rendimento: 12 a 14 porções individuais

Para reidratar o coco, misture 1 xícara de leite de coco e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, coe para usar.

PREPARAÇÃO

Passe as gemas por uma peneira, sem esfregá-las. Deixe que pinguem e, ao final, raspe a parte de baixo para recolher toda a gema, sem deixar a película passar. Misture-as com o coco ralado, o açúcar, o leite e o suco de limão. Não é preciso bater.

Distribua a massa nas forminhas untadas com manteiga e açúcar. Deixe descansar por, pelo menos, 2 horas antes de assar, até as gemas se separarem do coco, garantindo um creme de ovos macio em cima e o coco mais crocante na base.

Aqueça o forno a 200ºC. Arrume as forminhas em uma assadeira e asse os quindins em banho-maria por aproximadamente 1 hora, até que a crosta esteja dourada. Retire a assadeira do forno. Deixe os quindins de um dia para o outro na geladeira para ficarem bem firmes. Retire-os das forminhas na hora de servir. Para quem quiser uma apresentação diferente, a dica é preparar os quindins em minirrefratários de cerâmica (ramequins) e servi-los ainda nas fôrmas, com uma colher bem pequena.

Bolo de fubá de liquidificador

Fofinho e muito saboroso, esta é uma das primeiras receitas para quem está começando a cozinhar. O fubá perfuma o ar e o bolo fica com um gostinho especial, até parece que foi feito no forno à lenha.

INGREDIENTES

200 ml de óleo de soja ou de milho

230 g de açúcar

3 ovos em temperatura ambiente

160 g de fubá

200 g de farinha de trigo

230 ml de suco de laranja-pera

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de sementes de erva-doce

Rendimento: 12 fatias médias

Para o bolo dar certo é muito importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno por 15 minutos, com temperatura média, a 200ºC. Unte com manteiga e farinha de trigo uma fôrma de 24 cm de diâmetro, com um furo no meio.

Coloque o óleo, o açúcar, os ovos, o fubá, a farinha e o suco de laranja no copo do liquidificador. Bata por aproximadamente 3 minutos até obter um creme homogêneo. Transfira a massa para uma tigela e acrescente o fermento em pó misturado com as sementes de erva-doce. Faça isso com movimentos circulares, delicadamente, para incorporar à massa.

Transfira a massa para a fôrma e asse por aproximadamente 45 minutos. Após os primeiros 30 minutos, diminua a temperatura do forno para a massa cozinhar sem queimar. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito ou a ponta de uma faca no centro da massa. Se sair seco, o bolo está assado.

Creme de queijo com calda de goiabada

Doce que é doce é servido com uma fatia de queijo para ressaltar o sabor das frutas e enfatizar o açúcar. Esta é uma nova maneira de servir a dupla predileta da mesa brasileira – goiabada com queijo.

INGREDIENTES

Para o creme de queijo:

250 g de queijo tipo cottage

3 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de chá de água de rosas

Para a calda de goiabada:

250 g de goiabada

120 ml de água

1 colher de sopa de cachaça
Rendimento: 4 porções médias

PREPARAÇÃO

O creme de queijo: bata o queijo com um mixer até ficar bem cremoso. Acrescente o suco de limão e a água de rosas, sem parar de bater. Assim que todos os ingredientes estiverem incorporados ao creme, distribua-o em quatro taças ou em xícaras mais ou menos até a metade e reserve na geladeira.

A calda de goiabada: dissolva a goiabada na água, em fogo baixo, até obter uma calda densa e cremosa. Só misture a cachaça quando a calda estiver morna para o álcool não evaporar.

Montagem: intercale o creme de queijo com a calda de goiabada. Com a ponta de uma faca, faça movimentos em espiral para mostrar o contraste de cores. Guarde na geladeira até a hora de servir.

Docinhos de abóbora com coco

Docinho antigo que merece ser sempre lembrado por nós. Em vez de servir biscoitinhos para as visitas na hora do café, coloque na mesa um prato com docinhos de abóbora com coco bem miúdos.

INGREDIENTES

500 g de abóbora sem casca

½ xícara de água

400 g de açúcar

60 g de coco ralado

cravo-da-índia a gosto

Rendimento: 15 unidades

PREPARAÇÃO

Cozinhe a abóbora cortada em pedaços pequenos na água até ficar bem macia. Passe por uma peneira ou bata rapidamente no liquidificador para obter um creme.

Em fogo médio, cozinhe o creme de abóbora com o açúcar, o coco ralado e o cravo-da-índia até soltar do fundo da panela. No dia seguinte, enrole as bolinhas e coloque em forminhas de papel. O doce ficará mais firme se for preparado um dia antes.





publicidade


Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2014 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP