TESTE DE VISÃO PARA CRIANÇAS ALFABETIZADAS E ADULTOS

Saúde oftalmológica das crianças

O desenvolvimento ocular vai até os cinco anos de idade, por isso é muito importante observar na criança se o desenvolvimento dos dois olhos é equivalente, pois existe um problema muito comum chamado ambliopia, ou "olho preguiçoso", quando a criança acha mais fácil enxergar com um olho e despreza o outro. Quanto mais cedo o teste é aplicado, melhor para a qualidade de visão deles.

Saúde oftalmológica dos adultos

Já nos adultos, o diagnóstico precoce de disfunções oculares é a melhor forma de garantir a qualidade da visão. É preocupado com isso, que o JC disponibilizará, na edição do dia 8 de maio, dois testes de visão: um para você mãe, pai, responsável ou educador aplicar com crianças abaixo de seis anos de idade, e outro que pode ser aplicado para os pequenos em fase de leitura até os adultos. É muito simples: o teste será encartado junto ao caderno de Saúde e estará impresso em papel sulfite, frente e verso. Para os adultos e crianças alfabetizadas, basta seguir as instruções do quadro cujo título é direcionado a eles. Para os demais pequenos, use o outro quadro, virando a folha.

Para fazer o teste, clique em uma das imagens acima e imprima em folha A4 e siga as instruções que estão na lateral do documento.