Bauru e grande região

Auto Mercado

Dicas para gastar menos

Com providências simples, é possível reduzir o consumo de combustível do veículo

por Hairton Ponciano

13/11/2019 - 03h10

Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas

Quem quer economizar na hora de abastecer deve ficar atento às condições do veículo

Os preços médios do etanol hidratado e da gasolina não estão lá muito competitivos. Economizar é palavra de ordem, independente do combustível que você usa no dia a dia. Para ajudar você a pagar menos na hora de abastecer, listamos dicas simples e fáceis de aplicar.

Para começar, um dos geradores de aumento de consumo é a pressão dos pneus. Quanto mais murchos, maior o atrito com o piso, e, portanto, é necessário mais esforço do motor. Manter a calibragem ajuda não só a economizar combustível, mas também a preserva os pneus. Portanto, verifique a pressão ao menos uma vez por semana e sempre com os pneus frios.

E não descuide da manutenção preventiva, que deve ser feita dentro dos prazos previstos pela fabricante do carro. Filtro de ar sujo, por exemplo, reduz a admissão de ar no motor. Cabos e velas de ignição que não estejam em ordem comprometem a qualidade da faísca. Como consequência, a má queima resulta em desperdício de combustível.

 

Peso morto

O consumo de combustível também está diretamente relacionado com o peso do veículo e da carga. Por isso, procure não levar no porta-malas coisas que não sejam necessárias, como ferramentas.

Dirigir de forma sensata se reflete em economia. Acelerações graduais surtem mais efeito do que o "pé pesado" sobre o pedal da direita.

Antecipe-se à frenagem. Ao avistar um semáforo vermelho à frente, alivie o pé. Isso evita gasto desnecessário de combustível e também de pastilhas de freio, já que não será necessário frear fortemente para imobilizar o veículo.

Também não é recomendável "esticar" as marchas. Procure fazer as trocas em faixas de rotação médias. Quanto maior o giro do motor, maior a injeção de combustível.

Não esquente

Após dar a partida pela manhã, não é necessário esperar o motor esquentar para sair, salvo em casos de automóveis antigos, equipados com carburador. A injeção eletrônica se encarrega de enviar a quantidade ideal de combustível, mesmo com o motor ainda frio.

Na estrada, onde normalmente as velocidades são maiores, evite dirigir com as janelas abertas. Isso porque a entrada de ar tende a aumentar a resistência aerodinâmica, e elevar o consumo. Com o ar passando mais facilmente pela carroceria, o consumo é menor.

O ar-condicionado também é um vilão da economia. Se possível, evite usá-lo sem necessidade. Nos dias mais frios, ao utilizar o aquecedor, o ideal é desligar o compressor do ar. Com isso, o interior do veículo fica aquecido sem comprometer o consumo.

Na hora de abastecer, evite tentar colocar mais combustível após o desligamento automático da bomba. A partir desse ponto, o líquido adicional pode encharcar o cânister, filtro de carvão cuja função é eliminar gases do tanque. Além de desperdiçar dinheiro, isso pode estragar o filtro, elevando ainda mais o prejuízo.

Ler matéria completa