Bauru e grande região

Auto Mercado

Funcionalidade para o dia a dia

Sedã compacto traz todos os itens que estão se tornando fetiche no mercado brasileiro

05/02/2020 - 03h41

Divulgação

Design mistura de traços orgânicos e geométricos

A Chevrolet soube projetar o Onix Plus para fazer dele o sucesso comercial que se tornou. O sedã compacto traz todos os itens que estão se tornando fetiche no mercado brasileiro, como airbags adicionais e controles de tração e estabilidade, capazes de render cinco estrelas em testes de colisão da Latin NCap, motor turbo, câmbio automático, sistema multimídia amigável com smartphones etc.

A versão Premier testada ainda trazia um pacote de opcionais que inclui ar automático, sensores de obstáculos laterais e dianteiro, que alimentam o sensor de ponto cego e o sistema de estacionamento semiautomático. Todos conteúdos funcionais no dia a dia e que ajudam a criar a imagem de tecnologia, desempenho, segurança e conveniência. Adicionado a isso, o sedã tem dimensões generosas, com 4,47 metros de comprimento com um entre-eixos de 2,60 m muito bem aproveitado no habitáculo. O porta-malas, de 469 litros, também é capaz de acomodar um bom volume de bagagem.

Em movimento, duas coisas chamam logo a atenção. O vigor do motor tricilíndrico 1.0 turbo, que está sempre disponível para acelerar, e o câmbio automático, que interpreta perfeitamente a pressão no acelerador. A dinâmica do sedã compacto da Chevrolet é bem equilibrada. Em retas, independentemente da velocidade, o carro se mantém na trajetória sem esforço, o que ressalta a direção direta e precisa. No contorno das curvas, a rolagem lateral é bem pequena e o motorista tem sempre a perfeita noção de onde a roda está. As acelerações são vigorosas, mas não chegam emprestar uma alma esportiva ao modelo. O zero a 100 km/h, em números oficiais, é feito em 10,7 segundos. A frenagem se mostrou eficiente, sem desvios de trajetória e com uma vibração discreta quando o ABS entra em ação.

A convivência com o Onix Plus Premier é facilitada por diversos pequenos confortos que o carro oferece. Casos da chave presencial para travas e ignição, do sensor de ponto cego, do ar automático, rápido e eficiente, apoio de braço, central multimídia simples de operar e conectar, entre outros.

Ficha técnica

Chevrolet Onix Plus Premier

dianteiro, transversal, 999 cm³, linha, quatro válvulas

porcilindro, sobrealimentado

por turbo e comando duplo

no cabeçote. Injeção

eletrônica multiponto e

acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio

automático de seis

elocidades à frente e uma

a ré, com modo manual

sequencial com mudanças

por botão na alavanca de

âmbio. Tração dianteira.

Oferece controle de tração.

Potência: 116 cv com

gasolina ou etanol a 5.500 rpm.

Torque máximo: 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol a 2 mil rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 10,8 segundos com gasolina e 9,9 s com etanol.

Velocidade máxima: 195 km/h com gasolina

e 196 km/h com etanol.

Diâmetro e curso: 74 mm

x 77,5 mm.

Taxa de compressão: 10,5:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo

McPherson com barra

estabilizadora, amortecedores

pressurizados e molas helicoidais. Traseira por eixo de torção com

molas helicoidais e amortecedores

pressurizados. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.

Pneus: 195/55 R16. Sobressalente 115/75 R15

Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de partida

em rampa.

Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugar 4,47 metros com 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.

Polaterais e de cabeça de série.

Peso: 1.117 kg, com 375kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 469 litros.

Tanque de combustível: 44 litros.

Lançamento: outubro de 2019.

Produção: São Caetano do Sul, São Paulo.

Preço: R$ 75.090.

Opcionais da unidade testada: Pintura metálica, sensor de ponto cego, sensores de obstáculos dianteiros e laterais, sistema de estacionamento automático e ar-condicionado digital

e automático.

Preço da unidade testada: R$ 79.680.

Ler matéria completa