Bauru e grande região

Auto Mercado

Ar-condicionado: é preciso atenção

E preciso mantê-lo com a "saúde em dia" para evitar problemas

18/03/2020 - 04h25

Pixabay

Ar-condicionado: necessita de manutenção adequada e constante

O sistema de ar-condicionado, hoje, é comum em praticamente todas as produções automobilísticas, consistindo em um acessório funcional que proporciona bem-estar e saúde no interior do veículo. Entretanto, esse dispositivo, como todos, precisa de manutenção adequada para que seja mantido em bom funcionamento. 

O sistema, como se sabe, mantém a temperatura a bordo do veículo muito mais agradável, proporciona a purificação do ar no interior da cabine, filtra as impurezas, opera no processo de desembaçar os vidros nos dias chuvosos. Entretanto, por mais importante que seja a sua presença, hoje, nos automóveis, os aparelhos de ar-condicionado não recebem a devida atenção. Segundo informações do portal Melhor Carro, o ideal é a revisão em oficinais autorizadas a cada seis meses, já que trata-se de um dispositivo bastante complexo e de estrutura frágil.

Se o aparelho perde a sua eficiência, ele poderá operar com esforço dobrado para refrescar o interior do carro, sobrecarregando o equipamento e, por fim, limitando sua durabilidade. As causas podem ser variadas. A mais comum, segundo alguns especialistas, está no inevitável vazamento do gás que circula pelos dutos do aparelho. Este é o dano mais comum, já que o fluxo de gases é algo difícil de ser manipulado em sua totalidade.

É importante não tentar mexer no equipamento em casa. Há risco de danificá-lo ainda mais. 

 

Fique atento

Fazer a constante higienização do sistema de ar-condicionado, sobretudo no sentido de fazer prevenir certas doenças respiratórias, dado que os filtros do dispositivo, se estiverem entupidos, podem dispersar impurezas a mais no ar, é extremamente importante. O acúmulo de pó com umidade pode fazer surgir bolor que será, inevitavelmente, expelido no ar, e isso faz mal à saúde.

Se o veículo permanecer muito tempo sob o sol, é importante abrir todas as portas do automóvel, no sentido de fazer ar quente no interior escapar, para, só então, acionar o sistema de ar-condicionado.

Ler matéria completa