Bauru e grande região

Auto Mercado

Off-road em família

Mitsubishi Pajero Sport tem desempenho em qualquer terreno e espaço para sete passageiros

por Luís Hernandes

18/03/2020 - 04h12

Qube Productions

Mitsubishi Pajero Sport

Como na moda de roupas, o design na indústria automobilística segue as tendências. No caso dos SUVs, o estilo quadrado dominou o segmento por anos. Depois, surgiram os utilitários com estilo curvilíneos e até modelos com caimento de teto semelhante ao de cupês. Paradoxalmente, à medida que essas formas proliferam, algumas marcas reafirmam as origens e valorizam as carrocerias mais quadradas. Um dos veículos que fortaleceu este estilo retangular foi o Mitsubishi Pajero Sport. 

No Brasil, o conceito estilístico Dynamic Shield ainda está na primeira fase, enquanto na Europa e na América do Norte já traz diversas diferenças visuais. A mais marcante é o grande conjunto de luzes auxiliares em led, nas extremidades do para-choque dianteiro. Na traseira, a mesma lanterna vertical foi mantida. Independentemente dessas "ousadias" em termos de design, o que prevalece são as capacidades off-road com um toque de modernidade. Até pela simplicidade para selecionar o modo 4X4 com reduzida, ao girar um botão. Esta facilidade torna a condução mais confortável e precisa em terrenos que alterna trechos bons com outros de muito baixa aderência. O sistema eletrônico, batizado pelo povo do marketing da marca de Superselect II, permite a passagem de 4X2 para tração nas quatro rodas e ainda configura a distribuição de torque, dependendo do tipo de terreno em que é atravessado.

Na América do Norte, o Pajero trabalha com um motor de seis cilindros de 3.0 litros, que oferece apenas 219 cv. No caso, perde para rivais diretos como Ford Edge, Chevrolet Blazer, Honda Pilot, que excedem os 250 cv e também são bons nos recursos 4X4. No Brasil, o modelo tem como única opção o motor Mivec DI-D 2.4 litros turbodiesel common-rail, com 181 cv. Na Europa, além desses dois propulsores, há ainda um turbodiesel com intercooler de 2.5 litros com apenas 136 cv.

Onde o Mitsubishi Pajero também é superado pelos rivais é no número de sistemas focados em segurança. Inclui sete airbags, controle de cruzeiro adaptável, sistema de freios de emergência automático, monitor de ponto cego e freio de mão eletrônico - desse grupo de equipamentos, o modelo traz no Brasil apenas os sete airbags. Em resumo, o Pajero Sport é um SUV que se destaca por seu design acentuado, seus recursos off-road e nível de equipamento de conforto. No entanto, oferece um motor que fica devendo em relação à potência, mesmo que tenha um preço bem robusto: a partir de R$ 271.990.

Utilitário raiz

O interior do Pajero Sport possui todo o equipamento possível para os sete passageiros em três filas de assentos viajarem placidamente. Na lista de especificações, pode-se encontrar revestimento em couro, teto solar, tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de chuva, de obstáculos, câmara de ré, entre outros. Já o sistema de partida e destravamento por aproximação e porta-malas com abertura e fechamento elétrico são opcionais no Brasil. Em relação à terceira fila, é mais indicada para o uso em emergências, como ocorre com a maioria dos SUVs, que limita o espaço para crianças.

Embora sistemas como o Superselect II não sejam novos no mercado, no caso específico do Pajero Sport o desempenho é bem elevado. Além da tração, o sistema adapta a resposta do acelerador da transmissão e também do freio para um ajuste ideal para asfalto, areia, pedras ou água. A combinação desse recurso com certos atributos típicos de off road melhor vocacionados, como a grande elevação que a carroceria tem em relação ao solo, tornam este SUV capaz de atravessar rios, estradas rochosas, terrenos acidentados ou areia sem grandes dificuldades.

Ler matéria completa