Bauru e grande região - Terça-feira, 11 de dezembro de 2018
máx. 33° / min. 20°
10/06/07 00:00 - Regional

Praças recebem estátuas em homenagem a artistas da região

Compositor Raul Torres e dupla sertaneja Leôncio e Leonel estão personificados em obras instaladas em praças de Botucatu e Bariri

Davi Venturino
Com a intenção de preservar a história e homenagear os filhos ilustres, as prefeituras de duas cidades da região, Bariri e Botucatu, colocaram estátuas de compositores e intérpretes em suas principais praças. Em Botucatu, o intérprete Raul Torres ganhou uma estátua na Praça do Bosque. Neste mês, durante as comemorações de aniversário, Bariri também vai inaugurar estátuas em homenagem à dupla sertaneja Leôncio e Leonel.

Em reverência ao filho querido, a prefeitura de Botucatu entregou a estátua do compositor Raul Torres em março deste ano. A imagem do artista foi colocada na praça Comendador Emílio Peduti, popularmente conhecido por praça do Bosque.

O compositor botucatuense Raul Torres foi intérprete, instrumentista e compositor. Ele é considerado um dos pioneiros da Rádio Paulista e deixou mais de 400 gravações em 78 rotações, além de 400 composições. Entre seus trabalhos estão: “Cabocla Tereza”, “Colcha de Retalhos”, “Mula Preta”, “A Cuíca tá Roncando” (sucesso no Carnaval carioca de 1935) e “Boiada Cuiabana”.

Na ocasião de inauguração da estátua, entregue pelo prefeito Antonio Mário Ielo (PT), a expressão realista da imagem atraiu a curiosidade do público, que agora poderá reverenciar o artista imortalizado em bronze. “A sua expressão lembra muito as obras gregas, que retratam com perfeição o artista. Achei muito interessante e será uma ótima referência para passeio com os alunos”, disse a professora de artes Célia Maria Guimarães, durante a inauguração.

A estátua é de autoria do escultor Pedro César, que coleciona em seu currículo outras obras importantes, como do Rei Pelé e do cantor João Paulo. A peça, feita em bronze, pesa 320 quilos e demorou 80 dias para ficar pronta.

Em Bariri, um fã da dupla Leôncio e Leonel, o taxista Olívio Furlaneto, sugeriu e a prefeitura acolheu que duas esculturas em tamanho natural fossem criadas em homenagem aos artistas da cidade. Dessa forma, duas estátuas foram elaboradas pelo artesão Joel Pinto Magrini.

No dia 5, elas serão entregues oficialmente à população de Bariri durante as comemorações de aniversário da cidade. A obra já está na praça Joaquim Lourenço Correia (praça da Matriz). As estátuas em concreto foram pintadas em dourado envelhecido e custaram cerca de R$ 7.900,00.

Guido de Souza (Leonel), nascido em 1934, e Leôncio (Benedito Leonel), nascido em 1932, começaram a cantar desde crianças. Depois de se apresentarem pela primeira vez na Rádio Cultura de Pederneiras, incentivados pelos fãs e amigos, foram para São Paulo em 1954. Na Capital passaram pela Rádio América, em 1955, onde cantavam suas músicas ao vivo no programa Alvorada Sertaneja.

Depois de trabalharem na Rádio Bandeirantes e atuarem em várias emissoras de São Paulo, como a Tupi Nacional (hoje Globo), Record, Nove de Julho, entre outras, atuaram durante cinco anos (entre 1973 a 1978) na Rádio Auri Verde de Londrina (PR).

O primeiro disco veio em 1957, pela gravadora RCA Victor (a maior da época), no Rio de Janeiro. Nesta época conseguiram grande sucesso no Brasil com as músicas: “Casinha de Aço”, “Namoro Invejoso”, “Vai de Roda”, “Adeus Terra”, seguidas depois pelos sucessos “Pitoco”, “Condenado por Amor”, “Boi Fumaça”, “Alma de Pedra”, “Rancho de Saudade”, “Bambolê de Baiano”, entre outras.

A dupla gravou 32 LPs de 78 rotações, quatro compactos, 35 LPs de 33 rotações além de vários CDs. Durante este período, eles se apresentaram no Brasil fazendo shows, com a tradição e o estilo marcante da música sertaneja raiz, que os consagrou. Leôncio faleceu no dia 15 de novembro de 2002. Leonel continua morando em Bariri, mas parou de cantar depois da morte do irmão.




publicidade
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2018 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP