Bauru e grande região - Sábado, 23 de março de 2019
máx. 31° / min. 19°
11/01/19 07:00 - Opinião

Estratégia: encontre novas rotinas

Manoel Messias Mello

Os hábitos são inevitáveis, mas a descoberta do Loop do Hábito é tão importante porque revela uma verdade básica: quando um hábito surge, o cérebro para de participar totalmente da tomada de decisões. Ele para de fazer tanto esforço, ou desvia o foco para outras tarefas. A não ser que você deliberadamente lute contra um hábito - que encontre novas rotinas (g.n) -, o padrão irá se desenvolver automaticamente. ("O Poder do Hábito" - Charles Duhigg).

Olhando para o cenário econômico nacional temos que os indicadores da atividade econômica sinalizam para uma recuperação gradual da economia brasileira, embora exista cenário externo desafiador para a economia dos países emergentes.

O certo é que pelo hábito do empresário brasileiro há sempre uma espera demasiada para a tomada de decisão no sentido de se buscar novos horizontes e a tão conhecida desculpa de que a crise é e sempre será a grande causa de seus insucessos é sua grande rotina. O tempo é de mudança de hábito. Há campo para crescimento forte. A estratégia é encontrar novas rotinas.

Tenho falado nas empresas em que presto consultoria que não há receita mágica, mas sim, um conjunto de ações e atitudes que podem e devem fazer a diferença nesse novo tempo, em que o mercado estará aquecido, porém extremamente competitivo, com concorrência forte e novos players a disputar cada espaço que se apresente disponível para o crescimento. Ou se faz poeira ou se come poeira, diz o ditado.

A estratégia é sair da rotina e estabelecer um conjunto de ações que possam equilibrar essa competição de mercado.

Sugiro observar as seguintes ações e incorporar em seus hábitos as respectivas atitudes, como uma nova rotina: reorganizar a empresa, que representa a atitude de rever conceitos e práticas consolidadas como verdades; liderar o processo, que indica a necessidade de assumir o leme da mudança; descobrir novos talentos, que implica em aproveitar as habilidades de membros de sua equipe ou fora dela; desenvolver sua força de trabalho, que requer a atitude de aperfeiçoar pessoas e processos; implantar uma rotina de trabalho árduo, que incorpora a necessidade de treinar e executar com disciplina todas as atividades definidas na estratégia; internalizar o senso de trabalho em equipe, que significa abdicar da prepotência de que é o único que conhece o seu negócio, iniciando um processo de gerência participativa, unido sua equipe em torno de objetivos comuns; e, finalmente, definir uma visão de futuro atraente como farol, que motive a todos que o cercam.

Desenvolva um planejamento estratégico coerente e adequado à nova realidade. Assim, feliz ano novo, digo, feliz tempo novo com sua nova rotina.

O autor é consultor e palestrante, especialista em Planejamento, Estratégia e Liderança. Sócio diretor na MO Consult.





publicidade
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP