Bauru e grande região - Quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
máx. 34° / min. 22°
11/01/19 07:00 - Opinião

Todos focados nas metas de 2019, e você?

Patricia Sonvezzo

Final e início de ano é sempre um período, no mínimo, interessante! Momento de reflexão e auto reflexão, onde muitas pessoas se percebem mais emotivas e pensativas, mergulhadas em diversos tipos de pensamentos, memórias, experiências vividas e também, não vividas.

Saiba que isso tudo tem impacto no seu emocional e acredito ser de extrema importância essas avaliações e reflexões. E então no meio de tudo isso surge o momento de estabelecer as famosas metas!

Nas redes sociais, nas conversas em família, com amigos e no trabalho o tema é o mesmo: todos querem ter metas.

De fato, segundo a Psicologia, é muito bom ter metas, estabelecer prioridades e se organizar, pois proporciona uma sensação de esperança, energia renovada, senso de organização e motivação. Mas é preciso levar a sério, ter cautela e responsabilidade sobre elas. Pode parecer algo simples, mas não é, e por isso eu tenho algumas dicas de como elaborar as metas e conseguir alcançá-las.

Sugiro que faça uma autoanálise antes de escrevê-las, pense em como foi seu ano que acabou de terminar, quais foram suas conquistas, seus ganhos, suas dificuldades. Para facilitar, pense nos setores da sua vida, por exemplo: vida familiar, vida amorosa/afetiva, vida profissional, vida financeira, vida espiritual e vida social. Inclua alguns "papéis" que você julga serem importantes e que gostaria de melhorar para evoluir como mãe, pai, esposa, marido, filha, profissional, etc.

Anote tudo o que vier à mente e, se quiser, anote as emoções que apareceram também, por que não? Após ter feito essa autoanálise e ter anotado, filtre e inicie sua lista de metas.

A lista não deve ser muito extensa, com muitos itens, isso se torna estressante para o nosso cérebro e pode gerar desmotivação. A dica é fazer uma lista com poucas metas e realistas.

A maioria das pessoas se deixam levar pela empolgação do início de ano, onde as energias estão renovadas, e elaboram metas sem considerarem fatores extremamente importantes como o tempo, rotina, e o impacto dessas novas metas nas pessoas com as quais convive, seja no âmbito familiar ou profissional. Pense: você, de fato, está preparado(a) para essas mudanças? Você tem estrutura física, financeira ou emocional para essas novas metas? Essas reflexões são fundamentais para a nossa mente entender e elaborar as novas metas de vida, que surgem no início do ano ou no decorrer. Pois é importante estar preparado para não se frustrar, caso uma nova meta tenha que ser estabelecida para alcançar o tão sonhado resultado.

Uma dica valiosa do coaching é o passo a passo na elaboração de cada uma de suas metas por exemplo, escreva em um papel sua meta, coloque como irá executá-la, tempo que precisa, data de início e data que pretende finalizá-la, lugar e o tipo de investimento que será necessário (financeiro, tempo etc). Estabelecer um prazo de início e término é fundamental perante a correria dos dias.

Prefira pensar de forma positiva, pois os nossos pensamentos têm total impacto em nosso emocional. Pense que você tem um ano inteiro pela frente para viver um novo capítulo a ser escrito no seu tão valioso livro da vida. Projete apenas coisas boas sobre cada meta que determinar, assim você estará canalizando boas energias.

Visualize como você estará e como se sentirá quando ela se realizar. Afinal, a vida é uma constante escolha, então, escolha ser feliz, ter sucesso, saúde e equilíbrio. Suas metas são valiosas e representam o seu futuro, pronto para ser vivido!

A autora é Psicóloga Clínica - Life Coach, Coach de Emagrecimento e Idealizadora do Psicomagri.





publicidade
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP