Bauru e grande região - Domingo, 21 de abril de 2019
máx. 31° / min. 17°
10/02/19 07:00 - Entrelinhas

Entrelinhas

Da Redação

Sessão

A Câmara Municipal tem dois projetos de lei em primeira discussão na sessão ordinária de amanhã. Entre eles, a regulamentação dos aplicativos de transporte, como o Uber, de autoria do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD). Os vereadores apresentaram emendas, uma delas para a cobrança de 1% no valor de cada corrida, a ser recolhido pela empresa prestadora de serviço ao município, e destinado a melhoria do sistema viário.

Discutido

O assunto foi discutido em audiência pública no ano passado, quando os motoristas concordaram que a criação de uma taxa era possível, desde que não fosse encarecer o serviço. O percentual de 1% foi proposto pelo vereador Manoel Losila (PDT), com base no que outras cidades fizeram ao regulamentar o assunto.

Plebiscito

Outra discussão é o projeto de emenda à Lei Orgânica para que o prefeito e Câmara tenham a possibilidade de convocar plebiscitos e referendos. Atualmente, para que uma consulta direta seja feita, é necessário que 5% dos eleitores apresentem uma proposta, com a assinatura de todos eles. A mudança que vai ser votada permitirá que o prefeito ou a maioria dos vereadores faça o requerimento. O projeto é do prefeito Gazzetta, que argumenta a necessidade de melhorar as consultas populares.

Aplauso

Em discussão única, estão várias Moções de Aplauso, um delas da vereadora Chiara Ranieri (DEM) ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A parlamentar lembra que o astronauta projeta ainda mais o nome da cidade ao ocupar o cargo. O vereador Manoel Losila assina Moção de Aplauso para os cursos de pós-graduação da ITE. Também estão na pauta a denominação de vias públicas e títulos de Cidadão Bauruense. Na semana passada, a Câmara não votou nenhum projeto, uma vez que se dedicou a escolher os membros das comissões permanentes que atuarão nesses próximos dois anos.

Libras

O vereador Fábio Manfrinato (PP) recebeu anteontem a Associação dos Surdos de Bauru (Asba) para uma reunião. O parlamentar voltou a pedir a criação de uma Central de Libras na prefeitura, que ajudaria as pessoas com deficiência auditiva a ter acesso a diversos serviços. O vereador chamou uma audiência pública para discutir o assunto no dia 14 de março, às 16h, na Câmara.

Abandono

O vereador Miltinho Sardin (PTB) vai abordar a situação do antigo Hospital Manoel de Abreu, fechado há quase três anos, e cuja reformas ainda não começaram. Ele destacou que a situação incomoda quem passa perto do hospital e fez um pedido de informação para a Diretoria Regional de Saúde (DRS-6) de Bauru. Outros parlamentares também vem pedindo que o governo estadual faça a reforma do prédio.

Reunião

O presidente do PPS na cidade, Arnaldo Ribeiro, e a presidente do DEM, vereadora Chiara Ranieri, estiveram reunidos na manhã de ontem. Eles voltaram a falar sobre o momento político do País e da região e da possibilidade de uma aliança com outras legendas que possam entrar em uma disputa em condições de trazer uma nova perspectiva administrativa e de gestão da cidade. Os dois partidos fazem oposição ao governo atual.





publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP