Bauru e grande região - Sábado, 23 de março de 2019
máx. 31° / min. 19°
10/03/19 07:00 - Opinião

"Aquele senhor"

João Pedro Feza

Cena: eu, no banco, sentado com senha na mão. Uma mulher surge e pergunta se pode passar na frente apenas para fazer uma pergunta à atendente. Digo que "sim, claro" e ela vai. A bancária, educada, interrompe suas digitações e responde à dúvida da tal cliente: se o setor ali, de habitação, estava com muita gente ainda para ser atendida. De onde estou, ouço a resposta: "Não, não. Aqui só aquele senhor". Olham as duas em minha direção. Eu quase olho para trás, mas a coisa era comigo mesmo.

Eu: "aquele senhor". Passei a vida tratando meu pai de "senhor". Jamais de "você". Muito menos de Francisco. Jô Soares não concordaria: ele só chama uma pessoa, qualquer pessoa e de qualquer idade, de "você". Cada um com suas "nominâncias".

Entendo bem que "senhor" é sinal de respeito, mas é sério que faço jus a isso aos 47? O ator Humberto Martins tem 57, dez a mais do que eu, e duvido que um repórter iniciaria entrevista com ele a partir de algo como "o senhor pretende fazer mais novelas?". E a Adriana Esteves, 49, ainda que seja uma senhora atriz, é uma pessoa senhora?

Ninguém, claro, deve se sentir provocado ao virar "senhor" antes da hora, ainda mais na tratativa de um acordo comercial em ambiente corporativo, onde reside alguma formalidade.

Já fui chamado de "senhor" por adolescente. Na fila da farmácia por alguma criança. Por uma adulta, devo admitir, choca um pouco.

Pelo sim, pelo não, vou tentar um corte de cabelo mais moderninho amanhã (que salão abre às segundas?) ou terça. Talvez até dar um tempo no uso das velhas camisas, aquelas que parecem procriar no guarda-roupa, notadamente as de gola polo.

Quem sabe um novo visual me remoça aos olhares casuais na próxima espera com senha na mão...

O tempo dirá.

O tempo, sim, é o único senhor da razão.

 





publicidade
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP