Bauru e grande região - Sábado, 25 de maio de 2019
máx. 20° / min. 19°
12/05/19 07:00 - Tribuna do Leitor

Você está sendo manipulado?

Cesar Augusto Teixeira de Carvalho - Prof. Dr. aposentado do Departamento de Engenharia Civil - Faculdade de Engenharia da Unesp - Bauru SP

Outro dia vi no Face uma jovem alegar que não gostava do Bolsonaro, pois já tinha ouvido falar muitas vezes que ele era ditador, maluco, racista, machista, motociclista... mas quando perguntada não soube apontar "fatos" que justificassem cada um deles, com exceção do motociclista. Lógico que esta imagem é estimulada constantemente, pois grande parte da mídia está totalmente contra Bolsonaro só alimentando este tipo de coisa, enquanto que a mesma mídia distorce ou nem divulga atos de seu governo de real interesse da população. É bom realçar também que, o fato de alguém apenas expressar sua opinião a respeito de um determinado assunto controvertido (gays, racismo, ...), estará apenas exercendo um direito legal, o que, não necessariamente caracteriza uma ofensa a respeito do assunto. A seguir, algumas razões dos reais motivos da oposição ao atual governo.

PT & parceiros - É evidente que Bolsonaro se elegeu ajudado pelo antipetismo, e ele foi o que melhor soube capitalizar este sentimento. O PT & parceiros tinham um projeto de poder tipo "Venezuela" e ficaram no meio do caminho, pois, além das burradas e incompetências que cometeram enquanto governo, nossas forças armadas "mais uma vez" não se deixaram cooptar, como ocorreu na Venezuela. Mas tudo indica que ainda não desistiram e, pra tentar recuperar o protagonismo político, PT & parceiros querem agora evitar o sucesso do governo Bolsonaro. E dane-se o Brasil!

Mídia Raivosa - Na gestão do PT no governo federal, parte da mídia foi contemplada com gastos generosos em publicidade e outros agrados da ordem de R$30 bilhões e Bolsonaro fez uma redução drástica neles para R$150 milhões, optando aplicar a diferença em benefícios diretos à população. A mesma mídia, antes agraciada, que retribuiu muitíssimo tolerante aos desmandos do PT - como na corrupção -, depois que perdeu os substanciais "agrados" ficou totalmente raivosa com Bolsonaro, não tolerando mais nem coisas banais como a alusão as cores "azul e rosa".

Os Suspeitos - Por razões óbvias, muitas pessoas poderosas e suspeitas de corrupção (políticos, empresários...) que precisam prestar contas à justiça se uniram ao PT & parceiros e à mídia raivosa contra o projeto anticrime de "Bolsonaro & Moro". Claro! - o combate ao crime iria melhorar, com os condenados indo pra prisão com mais facilidade e rapidez, e lá permaneceriam por mais tempo. É tudo o que essa turma não quer, e, além disso, sobraria também mais recursos e daria ainda mais prestigio a Bolsonaro.

Os Preteridos - Bolsonaro acabou com a farra da Lei Rouanet onde, na gestão PT, se encaminhava milhões de reais para o bolso de artistas já consagrados e ricos, em evidente troca de apoio político. No mundo dos espertos isto seria uma bela jogada do PT, mas, no mundo que queremos construir seria cooptação da pior espécie. Bem mais criterioso, Bolsonaro preferiu direcionar estes recursos aos artistas iniciantes que teriam algo de bom a oferecer e que precisariam ser alavancados. Com isso, os artistas preteridos se juntaram ao PT & parceiros, à mídia raivosa e aos suspeitos de corrupção, todos em oposição a Bolsonaro.

Os Privilegiados - Como era de se esperar, PT & parceiros criticam a proposta da "Reforma da Previdência", sem entrar muito em detalhes para não se enroscarem. Assim, creio que o maior receio deles é a proposta ser aprovada justamente pelos seus méritos, onde se estabelece limites aos privilégios (inclusive dos políticos) para que o sistema seja mais justo e que também possa viabilizar o todo. Assim, com receio de perderem esta condição, os "privilegiados" se juntaram ao PT & parceiros, à mídia raivosa, aos suspeitos de corrupção e aos artistas preteridos, e, juntos, fazem malabarismos tentando convencer que a proposta da previdência não é boa, mas no fundo o que querem mesmo é manter seus privilégios. Este grupo poderoso também sabe que isto complicaria a viabilidade da proposta, uma vez que a grana não daria pra todo mundo. Mas, já pensou a reforma da previdência ser aprovada e o Brasil decolar!? É tudo o que esse grupo não quer, pois o prestigio de Bolsonaro iria às alturas! Fica claro que esse grupo não dá a mínima para o Brasil: quer apenas criar o caos para tentar inviabilizar Bolsonaro, e tudo voltar ao que era antes.

Conclusão - Estes pontos já dão uma ideia do que está ocorrendo pede uma reflexão. E você!? - estava contente com a antiga forma de fazer política, onde a corrupção corria solta e havia privilegiados comendo a maior parte do bolo, não sobrando recursos suficientes para bem governar? Pesquise e verá que tem muita coisa boa sendo feita ou encaminhada pelo atual governo, mas não divulgada pela mídia, e muita coisa divulgada é distorcida ou apenas bobagens. Pense bem para, mais tarde, não sentir que foi manipulado!

 





publicidade
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP