Bauru e grande região - Quarta-feira, 19 de junho de 2019
máx. 28° / min. 16°
12/06/19 07:00 - Opinião

Compromisso assumido, compromisso honrado

Antonio Rugolo Junior

Num momento em que a saúde de Bauru é debatida por diferentes organismos da sociedade civil, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) vem por meio desse respeitado veículo de comunicação para reafirmar seu compromisso em seguir atuando com responsabilidade, transparência e retidão na gestão dos serviços estaduais localizados na cidade, por meio de contratos em vigor firmados com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). Fundação de caráter privado, com 38 anos de existência e vocação para a assistência à saúde, ensino e pesquisa, a Famesp não tem caráter político-partidário - motivo pelo qual talvez esteja tão sujeita a críticas.

Destacamos que o trabalho de nossa Fundação é essencialmente técnico, tanto que desde 2011 foi qualificada como Organização Social de Saúde e, desde então, está apta a fazer a gestão de equipamentos públicos de saúde, defendendo única e exclusivamente melhorias nas políticas públicas de saúde. Exatamente por isso, a Famesp jamais apoiaria ou participaria de qualquer tipo de conspiração.

Vale ressaltar que como gestora, parceira do Estado, a Famesp administra as estruturas existentes nos hospitais e ambulatórios, zelando pelo patrimônio público e cumprindo metas quanti e qualitativas. E, para nós, que temos na Medicina uma missão de vida - já que toda a diretoria é constituída por médicos -, ter acesso à gestão hospitalar, podendo prestar uma assistência digna, zelando pelos processos, fluxos e protocolos, é uma realização que supera, em muito, o que chamam sucesso profissional.

Sabemos exatamente o que fizemos em cada uma das unidades hospitalares e sentimos orgulho por termos contribuído com um salto de qualidade nesses serviços, inclusive incrementando a área de ensino e ampliando o campo de atuação de centenas de médicos e demais profissionais da saúde. Da mesma forma, trabalhamos arduamente por práticas de protocolos éticos e em consonância com as legislações vigentes.

Toda a diretoria da Famesp é comprometida com as diretrizes e objetivos dessa face de nossa atuação e trabalha incessantemente, sempre à disposição de todos os órgãos de regulamentação e de fiscalização porque há um entendimento claro de que o bem público deve ser administrado com lisura e transparência. Tanto é que todas as nossas contas são abertas, para quem quiser consultar (http://www.famesp.org.br/transparencia/) e até fazemos questão disso, pois reputação se constrói com atitudes e não com palavras.

Para quem não sabe, além de estar à frente da gestão de serviços estaduais em Bauru, Itapetininga e Tupã, a Famesp também tem entre seus objetivos desenvolver atividades de utilidade pública consistente na prestação e desenvolvimento da assistência integral à saúde, em Botucatu, no Serviço de Ambulatórios de Infectologia Domingos Alves Meira - unidade própria criada em 2004, portanto com 15 anos de atuação - e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP, outro respeitado serviço de saúde com quem a Famesp mantém parceria desde o início dos anos 80.

Portanto, é com esse mesmo espírito que temos honrado nosso compromisso de contribuir com a saúde de Bauru e de toda nossa região.

O autor é presidente da Famesp.





publicidade
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP