Bauru e grande região - Quarta-feira, 17 de julho de 2019
máx. 22° / min. 10°
07/07/19 07:00 - Opinião

Laços

João Pedro Feza

Despertei com uma indagação: o fato de o Batman matar (e ele já matou até nos desenhos) torna o Coringa menos vilão? Voltei a dormir. Noutro dia, nova pergunta em mente: seriam as conversas vazadas de hoje as fofocas em família de ontem?

Sonhei com o filme "Turma da Mônica - Laços", que ainda não vi. Mas apareciam outras figuras no Bairro do Limoeiro. Moro, Lula, Jair. Guedes, Doria, Kim. Deltan, Dilma, Onyx. Joice, Gleisi, Davi. Maia, Wagner, Queiroz. Randolfe, Tata, Kajuru. Temer, Ciro, Crivella. E o Louco era eu.

Um "causo" antigo sobre Roberto Carlos também voltou. Até fui pesquisar para ver se era isso mesmo. Diz a lenda que Roberto, incomodado com o estratosférico sucesso de Ritchie na CBS, teria feito um pedido mais ou menos assim à diretora da gravadora: "Bicho, precisa dar uma brecada nesse cara aí!". E ela: "Ih, vou ver". E se essa suposta conversa fosse hoje e vazasse? Roberto seria menos rei?

Quem já tem um lado no novelão Brasil, creio, não vai mudar. É o tal do "Fla-Flu" nacional que vivemos desde 2013. Quem acompanha os fatos com menos paixão, contraditoriamente, vai ficando confuso. O Brasil é o terceiro país mais complexo para se fazer negócios, segundo o Índice de Complexidade Global do Grupo TMF, que avalia contexto tributário, exigências trabalhistas, influência sindical... Nem é preciso um medidor desses para afirmar que o Brasil é complexo por inteiro, não só nos negócios. Ou, como já disse Antônio Carlos Brasileiro (Brasileiro!) de Almeida Jobim, "não é para principiantes".

O país das novelas. Antes, parava diante da pergunta "quem matou Odete Roitman?" ("Vale Tudo" - 1988/1989). Pois não é que atriz Cássia Kis revelou, no ano passado, que ficou sabendo a resposta três meses antes. Cássia, na trama, interpretava a personagem Leila. Quem abriu o bico a ela foi o diretor Dennis Carvalho. E Cássia/Leila guardou segredo até a manhã do dia da gravação do último capítulo. Quem guarda segredo no Brasil de hoje?

E quem matou Salomão Ayala? Essa é ainda mais antiga, da novela "O Astro", originalmente exibida em 1977/1978. Que tinha Francisco Cuoco no papel de um cara com poderes mentais mais ou menos como o meu. Afinal, adivinhei - como cheguei a escrever aqui - que o Paraguai venceria a Copa América.

Quer dizer, tinha um "P" na minha vidência e, entre Paraguai e Peru, optei erroneamente pelo primeiro. Terá sido um erro completo? Será mesmo? Em dia de Peru (alô, Alisson!), cuidado com o frango. Cuidado para não vazar.

O autor é editor executivo do JC.





publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP