Bauru e grande região - Terça-feira, 11 de dezembro de 2018
máx. 33° / min. 20°
22/01/01 00:00 -

Franca derrota o Tilibra e leva a taça

Franca derrota o Tilibra e leva a taça

David Cintra
Em um jogo equilibrado, equipe da "capital do basquete", mostrou superioridade e venceu por 100 a 98 e foi Campeã Paulista

O Franca/Marathon conquistou seu nono título paulista, ao bater o Tilibra-Copimax, por 100 a 98, ontem à noite no Ginásio Panela de Pressão, fechando o playoff final em 3 a 0.

O técnico do Tilibra, Guerrinha, resumiu o que foram as finais, ao ser questionado sobre o que faltara à sua equipe. “Faltou encontrarmos um adversário mais fraco. O Franca soube jogar em casa e fora também, levou o título merecidamente.” Na equipe francana, que disputou uma final de campeonato Paulista pela 19ª vez, o discurso era quase unânime. “O espírito de equipe foi determinante para vencermos. A união do grupo, principalmente nestes playoffs, foi realmente muito grande. Também soubemos suportar a pressão fora de casa, além de um descanso providencial entre as semifinais e as finais”, resumia o eufórico técnico Daniel Wattfy, de Franca.

Pelo lado bauruense, todos reconheciam que o adversário jogou melhor e acabaram satisfeitos com o vicecampeonato. “Nós jogamos tudo o que podíamos, mas infelizmente o time deles foi melhor e não deu, mas a campanha da equipe foi boa. Agora é erguer a cabeça e tentar fazer melhor ainda no Nacional”, afirmava o pivô Michel. No entanto, era visível a decepção dos bauruenses com o resultado adverso.

O JOGO - A partida de ontem à noite na Panela foi a mais equilibrada do playoff. Como nos outros jogos, Franca iniciou arriscando e acertando arremessos de três pontos. Já o Tilibra demonstrava um pouco de ansiedade e nervosismo, mas conseguia equilibrar as ações na base da emoção e com apoio da torcida que incentivou o tempo todo. Franca terminou o primeiro quarto com um ponto à frente no marcador: 26 a 25.

O segundo quarto prosseguiu da mesma forma. O Franca mantinha a eficiência no ataque e marcava bem, enervando ainda mais a equipe bauruense. A pouco mais de dois minutos do final Franca chegou a abrir nove pontos de vantagem (45 a 36), porém, o Tilibra voltou a equilibrar o marcador e só não terminou mais próximo porque o ala francano Chuí, acertou um arremesso de três pontos com o cronômetro zerado: 56 a 51 para Franca.

Com a obrigação de vencer, e sentindo a força do adversário, o Tilibra voltou para a segunda etapa ainda mais nervoso e não acertava no ataque. Por sua vez, o Franca mantinha o equilíbrio e ia abrindo vantagem, que chegou a 11 pontos (68 a 57 a 5min30s do final). Novamente, próximo do final do quarto o Tilibra, com apoio da torcida, encostou no marcador, terminando o quarto há três pontos do Franca (77 a 80).

Os últimos e decisivos dez minutos, foram emocionantes e não podia ser diferente, afinal era tudo ou nada. Em menos de dois minutos, o ala Vanderlei e o pivô Brasília ficaram pendurados com quatro faltas. Brasília acabou saindo a 5min46s do final. Apesar de ter ficado quase o tempo todo atrás do placar o Tilibra esteve sempre "no jogo" e poderia ter até vencido, mas pecou no ataque em lances capitais, enquanto Franca mantinha a precisão nos contrataques. A 16s do final, com o placar em 100 a 98 para a equipe visitante, o ala Marlon Anderson cometeu sua quinta falta e foi eliminado da partida. A equipe francana ganhou dois arremessos livres e o incrível aconteceu: errou os dois. No entanto, no contrataque o armador Raul demorou a chutar e fez a cesta após o cronômetro zerado. O técnico Guerrinha reclamou muito, mas a partida já estava decidida. Franca Campeão Paulista.

Tilibra-Copimax: Marlon Anderson (20), Vanderlei (17), Raul (10), Big George (9), Brasília (16), Leandro (12), Michel (12) e César (2).

Franca/Marathon: Chuí (12), Estevam (14), Valtinho (19), Fernando Minucci (17), Edu Mineiro (19), Márcio (14), Thomas (3) e Anderson (2).






publicidade
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2018 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP