Bauru e grande região - Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
máx. 33° / min. 23°
31/10/04 00:00 - Tribuna do Leitor

Os heróis de 32 da cidade de São Manuel

Homenageando os 72 anos do término da Revolução Constitucionalista, ocorrido em 3 do mês corrente, na oportunidade quero parabenizar a reportagem desse jornal, do dia 19 último, de Vivaldo Pitta, que tece comentários aos heróis de 32 das cidades de Avaí, Bauru e Agudos. São Manuel teve participação ativa nesse movimento revolucionário, no qual 5 sãomanuelenses foram mortos em combate, ou sejam: Mario Martins de Almeida, que foi metralhado em plena praça da República em São Paulo, em 23 de maio de 32, o qual faz parte da sigla MMDC como Martins; Alberto Martire, em Santo Antonio do Jardim; Joaquim Helene, em Bury-SP; Fernão de Moraes Salles, em Pouso Alegre-MG; e Sebastião Marques, em Campo Murtinho-MT.



Sobre vias públicas, São Manuel possui duas ruas e uma praça, em homenagem aos heróis de 32, a saber: rua Gino Anacleto Mennocchi, escrivão da Coletoria Estadual; rua Mario Martins de Almeida, na época, estudante do colégio Mackenzie em São Paulo; e praça Romão Gomes, cmt. da ex-Força Pública do Estado, o qual teve grande participação no movimento com sua famosa “Coluna Romão Gomes”. Sendo certo que todos os anos, no dia 9 de julho, São Manuel presta homenagens aos heróis de 32.



Quero ainda parabenizar a cidade de Agudos, pelo belo mausoléu, dedicado aos heróis de 32, edificado na saída da cidade, contendo 4 mapas do Estado, com as letras do MMDC, contudo, com uma ressalva construtiva, na época, fosse construído no jardim, defronte a matriz, por certo, seria melhor visto pelas pessoas da cidade e visitantes.





Walter Antonio Mennocchi - secretário da Associação dos Ex-Combatentes de 32 de São Manuel e ex-correspondente do JC em São Manuel




publicidade
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2019 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP