Bauru e grande região - Terça-feira, 11 de dezembro de 2018
máx. 33° / min. 20°
05/02/06 00:00 - Regional

Igreja eclética

Uma mistura de vários estilos arquitetônicos formam o visual da Igreja de Santa Izabel da Hungria, em Cafelândia. Os traços góticos misturados ao acadêmico resultam no ecletismo. “Ela foi construída com uma força total para o centro da terra, como era construído o Paternon, na Grécia”, explica o professor Sidney Carlos Aznar.

Quem construiu os 12 apóstolos que estão no alto da igreja foi o artista polonês Paulo Vick. “A escultura foi feita em tijolos. Isso foi descoberto quando um bispo tentou retirá-los para levar para Lins. O artista teve que retornar aqui para refazer o trabalho.”

Aznar lembra que os vitrais eram italianos e cada paróquia brasileira tinha doado. “Na reforma, eles foram destruídos, assim como a pintura maneirista. Nas laterais, os óculos barrocos foram conservados, assim como o piso hidráulico.”

O altar conserva uma cópia do que foi a 2ª e 3ª fase do barroco no Brasil. “A indicação vem através das colunas que guarda essa referência do barroco brasileiro. Ele é confeccionado em mármore de carraro.”


____________________


Lenda do Bispo

No interior da igreja está enterrado o bispo Dom Henrique César Fernandes Mourão. Em torno do assunto gira uma lenda de que a cidade não se desenvolve porque há um bispo enterrado ali. Para fazer com que o município volte a crescer, seria necessário desenterrá-lo e tirá-lo da cidade.


Refúgio das idosas

Um prédio ao lado do antigo Colégio do Sagrado Coração de Jesus de Cafelândia já foi refúgio das religiosas idosas. Batizado de Bethânia, ele era uma espécie de asilo, onde as freiras ficavam até a morte.

O professor Sidney Aznar lembra que muitas religiosas morreram em Cafelândia. “Como eu estudava no colégio, costumava ir no velório. Elas tinham uma capela. No andar mais baixo ficavam aquelas que tinham dificuldade para andar e no superior, aqueles que conseguiam se locomover mais facilmente.”

A Casa Bethânia passou a ser ocupada pela prefeitura quando a irmandade deixou Cafelândia e mudou-se para Bauru. “Quando fundaram a Universidade do Sagrado Coração.”




publicidade
Projeto Cidade Promoções e Eventos
(SF) © Copyright 2018 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP