Bauru e grande região

 
Eleições 2020 - Cobertura Multimídia

Eleitor que não compareceu no 1º turno poderá votar neste domingo

Mesmo aqueles que ficaram sem votar na semana passada e estão aptos podem comparecer às urnas no segundo turno

por Thiago Navarro

24/11/2020 - 05h00

Malavolta Jr.

Munir Sayed, chefe do Cartório da 23ª zona, confere urnas

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno, dia 15 de novembro, poderá votar normalmente no segundo turno, marcado para este domingo, dia 29 de novembro. Na região, apenas Bauru terá segundo turno, com disputa entre os candidatos Suéllen Rosim (Patriota) e Raul Gonçalves Paula (DEM). Na semana passada, dos mais de 270 mil eleitores aptos a votar no município, mais de 82 mil se abstiveram, índice de 30%. No primeiro turno de 2016, a abstenção foi de 22%, e chegou a 24% no segundo turno.

O chefe do cartório da 23ª Zona Eleitoral de Bauru, Munir Sayed, lembra que cada turno é considerado um pleito diferente para efeito da Justiça Eleitoral. "O eleitor que está apto a votar e não foi no primeiro turno pode ir no segundo turno. Isso é válido mesmo que a ausência no primeiro turno tenha sido a terceira falta consecutiva sem justificativa, porque o eleitor tem 60 dias para justificar ausência após cada turno, ou seja, terá ainda um prazo para regularização caso não tenha votado e nem justificado na semana passada. Assim, o eleitor poderá votar normalmente agora", destaca.

Os cartórios eleitorais de Bauru realizaram a carga e lacração das urnas que serão utilizadas no domingo, com o nome, dados e números dos dois concorrentes. A preparação das seções eleitorais deve ocorrer no final desta semana. A campanha eleitoral segue até sexta-feira (27) na TV e no rádio, em publicações pagas na mídia impressa e com debates. No sábado (28), termina a campanha na internet e nas ruas, até as 22h. No domingo (29), acontece a votação, das 7h às 17h, nos mesmos pontos em que o eleitor votou no primeiro turno de Bauru.

Ler matéria completa