Bauru e grande região

Carnaval 2015

Mais de 40 blocos desfilam neste sábado nas ruas do Rio

por Nielmar de Oliveira/ABr

21/02/2015 - 17h10

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Quizomba está entre os 40 blocos que saem pelas ruas do Rio neste sábado

Já foi o tempo em que Carnaval terminava na terça-feira e que a Quarta-feira de Cinzas era reservada para reavivar as memórias dos dias de folias. Assim como já acontece em Salvador, onde o Carnaval é estendido pela tendência festiva do povo baiano, também aqui na Cidade Maravilhosa as comemorações momescas extrapolam a quarta-feira e se estende até o final de semana.

Neste sábado (21) mais de 40 blocos ganharão as ruas da cidade numa comemoração que é cada vez mais popular. A festa começou já na noite desta sexta-feira (20) nas ruas da Lapa e da Glória com o desfile do bloco Só Tamborins.

A abertura do desfile dos blocos neste sábado (21) teve início por volta das 13h com a apresentação, no centro da cidade, do desfile do Quizomba.

Depois das 14h, o Sem Saída ganhou as ruas de Botafogo para confirmar a extensão do reinado de Momo; reinado que tem continuação na saída do bloco Bambas do Catete, que se apresentaram nas ruas do mesmo nome. No mesmo horário foi a vez do bloco Pela Saco, que também se apresentou pelas ruas do bairro de Botafogo.

Em seguida desfilaram Sofridos de Copacabana; o Bafafá, que depois das 5h animou os foliões nas areias do Posto 9, em Ipanema; e o bloco Ai que Vergonha, em São Conrado, todos bairros da zona sul.

Mas para quem acha pouco, a festa continua neste sábado na passarela do samba: a atração principal é, sem dúvida, a apresentação das escolas vencedoras: as seis melhores do Grupo Especial, que se apresentaram no domingo e na segunda-feira de Carnaval, retornam à Marquês de Sapucaí na noite deste sábado para o tradicional Desfile das Campeãs.

Como a ordem de apresentação será inversa à colocação de cada agremiação, o desfile será aberto pela 6ª colocada, a Imperatriz Leopoldinense. Em seguida, obedecendo a ordem desfilam a Portela (5ª), Unidos da Tijuca (4ª), Grande Rio (3ª), Salgueiro (2ª) e finalmente, encerrando a festa, a grande campeã, a Beija-Flor, termina a noite de comemoração, no final da madrugada deste domingo (22).

Até a noite de sexta-feira (20) haviam ingressos para o desfile, segundo informou a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio. São 6 mil para as chamadas arquibancadas especiais, nos setores dois a 11 do sambódromo. Estão esgotadas as entradas para camarotes, frisas, cadeiras e arquibancadas populares.

Ler matéria completa