Bauru e grande região

Carnaval 2019

Carnaval: festa para ficar na memória

Tradição da maior festa popular brasileira é mantida em bailes e matinês, onde boas lembranças da folia são construídas entre crianças e adultos

por Tisa Moraes

06/03/2019 - 07h00

Fotos: Aceituno Jr.
Carnaval no Sesc teve bonecões

Protesto, sátira, reflexão, fé, diversão entre amigos, música, dança, liberdade para se fantasiar e incorporar personagens. Tudo cabe dentro do Carnaval.

Carnaval no BTC animou a criançada

Independentemente do significado que a data tem para cada um, depois de todos estes dias de festa, ficam na memória dos foliões - sejam eles crianças ou adultos - os bons momentos vividos. Flávia Paschoal Dias, 21 anos, por exemplo, tinha abandonado os bailes de Carnaval desde que se tornou adulta, mas, com o nascimento da filha Manuela Dias, 2 anos, voltou a ficar animada para participar da folia.

"Quando eu era criança, eu ia com a família para brincar o Carnaval e carrego até hoje boas lembranças daquela época, dos meus pais, primos, todo mundo junto. Quero muito que a Manuela também tenha esta memória quando crescer", conta Flávia, com os olhos cheios de lágrima.

Tudo colorido no Carnaval do Bauru Shopping

Ela, a filha e o marido prestigiaram a apresentação de Inimar dos Reis e o grupo Folias e Folguedos, que levaram as crianças a uma viagem ao imaginário popular com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. A atração foi realizada nessa terça-feira (5) na área de convivência do Sesc de Bauru, que promoveu atividades especiais e gratuitas de 1 a 5 de março.

Fã do Batman, Matheus Osaki, 5 anos, foi fantasiado do seu super-herói favorito e, ao chegar na festa de Carnaval do Bauru Shopping, ainda ganhou uma pintura facial personalizada: a máscara do Homem-Morcego. De longe, mas sempre de olho no pequeno, a mãe Fernanda Almagro Barbosa, 29 anos, ficou observando a alegria do filho no tradicional bailinho infantil promovido pelo complexo de compras no primeiro piso.

"Esta época do ano é um momento muito bom para as crianças interagirem com outras de círculos diferentes, que não são os amiguinhos da escola ou do bairro. É um momento para brincar e fazer novas amizades. Os adultos também se divertem", garante ela.

UNIDOS NA DIVERSÃO

Além dos bailinhos, o Bauru Shopping trouxe uma programação com diversas atrações entre 2 e 5 de março, que incluiu também apresentações musicais e de escolas de samba. O Bauru Tênis Clube (BTC) também teve um calendário cheio de atividades para a maior festa popular brasileira.

Entre 2 e 5 de março, foram dois bailes e duas matinês promovidos pelo clube, além de uma Sunset realizada pela Ibem Produções no parque aquático betecista. Ao som da banda Sambahia, que relembrou sucessos carnavalescos que marcaram gerações, a foliã Helena Matiello Trindade, 4 anos, se divertiu a valer na última matinê do BTC, nessa terça-feira (5), acompanhada da mãe, Milena Matiello, 40 anos, e de outras famílias de amigos.

"A gente opta pela programação infantil, que a Helena gosta, mas não deixa de curtir junto com os amigos. Tenho mais dois filhos, de 9 e 7 anos, que também vieram para a festa. Todo mundo se diverte junto. Isso é o mais importante", afirma Milena.

O Carnaval nos Bairros, promovido pela Prefeitura de Bauru, também trouxe muita agitação na Vila Industrial e no distrito de Tibiriçá. Com animação da banda Folia & Alegria, as noites de folia ocorreram no dia 3 de março, na Vila Industrial, e no 5, em Tibiriçá.