Bauru e grande região

Limpa Geral

Com mais efetivo nas ruas, PM irá orientar 'presas fáceis' de ladrões

A corporação dará início à Operação Papai Noel nesta sexta-feira, dia 6; a ação se estenderá até 24 de dezembro

por Cinthia Milanez

03/12/2019 - 05h48

Samantha Ciuffa

Comandante da 1.ª Companhia, Bruno Mandaliti afirma que a PM priorizará locais onde há comércio

"A ocasião faz o ladrão". Com o intuito de prevenir os pequenos furtos, bastante comuns nesta época de Natal, a Polícia Militar (PM) conversará com os munícipes distraídos e dará orientações para a sua segurança. A corporação iniciará a Operação Papai Noel no próximo dia 6. A ação, que ocorrerá em Bauru e outras 18 cidades da região, só terminará em 24 de dezembro deste ano.

Comandante da 1.ª Companhia, o capitão Bruno Mandaliti Scarp revela que, só da sua unidade, 650 policiais militares trabalharão nos 19 dias de operação. Eles estarão distribuídos, principalmente, em áreas onde há comércio, como o Centro e a Zona Sul. O Mary Dota também terá aumento de efetivo.

De acordo com ele, a maior novidade da ação consistirá na orientação de munícipes distraídos. "Geralmente, as pessoas deixam de se atentar à própria segurança enquanto observam as vitrines das lojas. Os policiais foram orientados a chamar a sua atenção, pedindo que fechem a bolsa ou evitem expor objetos de valor", explica.

Ainda segundo o oficial, a Operação Papai Noel, em Bauru, contará com a participação da 1.ª, 3.ª e 4.ª Companhias, da Força Tática, do Helicóptero Águia e da Polícia Militar Rodoviária. Além do reforço ordinário, a corporação também trabalhará com a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem).

Para o capitão Mandaliti, as ocorrências mais comuns nos dias que antecedem o Natal correspondem aos pequenos furtos. Por isso, ele orienta os consumidores a entrarem nas lojas para ver os produtos, afinal, boa parte dos estabelecimentos tem câmeras de vigilância ou segurança privada.

Se o crime já aconteceu, o indicado é procurar pelas Bases Comunitárias, que funcionarão 24 horas por dia.

RÉVEILLON

Depois que o Natal passar, a PM dará início à Operação da Virada, que ocorrerá entre 30 de dezembro deste ano e 1 de janeiro de 2020. Neste período, haverá 70 policiais militares em regime de plantão da 1.ª Companhia.

Para se ter ideia, todo o efetivo do Pelotão de Trânsito, também vinculado à 1.ª Companhia, trabalhará na passagem de ano. Neste caso, o principal objetivo será coibir o abuso de bebidas alcoólicas e outros entorpecentes.

Na região de Bauru, a ação ficará por conta da 2.ª, 5.ª e 6.ª Companhias, sediadas em Pirajuí, Lençóis Paulista e Pederneiras, respectivamente.

SERVIÇO

Se alguém tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato através dos telefones (14) 3232-1516 (Base Centro), (14) 3227-6266 (Base Sul) e (14) 3203-6165 (4.º BPM-I). Em casos emergenciais, é preciso acionar o 190.

Ler matéria completa