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Natal 2020

Opções saudáveis para começar 2021

Inclua na última ceia do ano grãos e frutas carregados de energia

13/12/2020 - 05h00

Pressfoto/Freepik

Capriche na decoração da mesa, independente do número de convidados

Pratos que contenham lentilhas e bacalhau, por exemplo, são tradicionais nas festas de Réveillon dos brasileiros. Estes são alguns dos alimentos mais recomendados por nutricionistas para o fim do ano por trazerem diversos benefícios para a nossa saúde.

"O arroz de lentilha contém fibras, vitaminas do complexo B, minerais como potássio e magnésio, que juntos ajudam na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e auxiliam na redução do colesterol", afirma a nutricionista Jane Carvalho. "Já o bacalhau possui baixo teor de gordura, alto teor de proteína, além de vitaminas A, E, B6, B12, cálcio, fósforo, magnésio e ômega 3."

Para quem não gosta do peixe, a recomendação é optar pelos assados. "Sugiro sempre que o prato principal seja assado, podendo ser o chester sem pele ou lombo suíno de corte magro. Isto reduz o teor de gorduras da preparação, que fica mais leve, nos deixando livres para curtir a noite inteira sem o risco de má digestão", orienta a nutricionista Glaucia Justo.

Para a sobremesa, as frutas devem ganhar preferência, principalmente por conterem fibras. Outras opções são panetones sem açúcar e com farinha integral, gelatinas coloridas e mousses de cacau ou abacate. A nutricionista Rozana Peralta lista o que deve ser evitado: "Devemos ficar longe de refrigerantes, bacon, linguiça, presunto, sobremesas doces, massas, comidas salgadas, bebidas alcoólicas e carnes gordurosas, como o tender.

As comidas devem ser servidas em horário próximo ao início da refeição. Isto evita contaminação por exposição a temperaturas inadequadas. Veja na página a seguir sugestões saborosas para servir na ceia de Réveillon.

wO que não pode faltar

i Arroz com lentilha

Esta combinação tradicional no réveillon pode trazer benefícios à saúde, pois contém fibras, vitaminas do complexo B, minerais como potássio e magnésio, que juntos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e auxilia na redução do colesterol

i Frutas

São as melhores opções de sobremesa para a virada do ano. Damasco, ameixa, uva, uva passa e salada de frutas são boas escolhas, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras

i Oleaginosas

Nozes, amêndoas e avelãs são ricas em boas gorduras, como ômegas 3 e 6, e têm ação antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce. Por serem muito calóricas, devem ser consumidas em pequenas quantidades

i Bacalhau

O bacalhau é uma excelente opção para a ceia, pois possui baixo teor de gordura, elevado teor de proteína de alto valor biológico e ainda tem vitaminas A, E, B6, B12, cálcio, fósforo, magnésio e ômega 3. É importante dessalgar bem o peixe para evitar o consumo excessivo de sal

i Vinho

Não exagere nas bebidas alcoólicas, pois elas auxiliam na desidratação. Quando for escolher, dê preferência ao vinho, pois a bebida possui benefícios cardiovasculares devido ao resveratrol. Se for beber algum espumante, a dica é misturar com suco de laranja

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