Bauru e grande região

Bairros

Caminhões quebram e cooperativa irá fazer a coleta seletiva hoje

por Thiago Navarro

22/02/2019 - 07h00

Aceituno Jr.
Gazzetta, Márcio Teixeira, Markinho Souza, Gisele Moretti, Silvia Martarelli e Sidnei Rodrigues com membros das cooperativas

Apenas dois dos seis caminhões da coleta seletiva estavam em funcionamento nessa quinta-feira (21). Por isso, nesta sexta-feira (22), uma das cooperativas da cidade vai usar o próprio caminhão para coleta. Os cooperados chegaram a ficar sem nada para trabalhar nesta semana.

O problema gerou uma reunião no final da tarde de ontem, solicitado por Gisele Moretti, da Coopeco, na prefeitura, com a presença do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD); da chefe de Gabinete, Majô Jandreice; do secretário de Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues; do diretor de Limpeza Pública da Emdurb, Márcio Teixeira; do vereador Markinho Souza (PP); e membros das cooperativas do município.

Foi autorizado, em caráter especial, que as cooperativas recolham o material em um dos setores onde a Emdurb não conseguirá passar hoje. A empresa municipal diz que, na segunda, a situação deve estar normalizada. Nesta semana, várias regiões tiveram atraso na coleta de lixo orgânico, problema sanado nessa quinta-feira (21).

Ficou acertado que a prefeitura começará uma campanha de conscientização para a separação do lixo reciclável, com anúncios de mídia e caminhão de som. As cooperativas pretendem ainda assumir os Ecopontos e, em uma última fase, a própria coleta. Atualmente, o município recolhe apenas 250 toneladas mensais na coleta seletiva e mais 100 toneladas nos Ecopontos. A crise econômica fez mais pessoas entrarem na atividade e houve redução do material coletado.