Bauru e grande região

Bairros

Mundo

24/07/2019 - 21h13

Os audiotours, ou audioguias, como também são conhecidos, estão presentes nos mais importantes museus do mundo e têm se tornado uma tendência tanto em passeios turísticos quanto em projetos educativos.

Este é o caso da cidade de São Paulo, que lançou recentemente uma série de roteiros a pé, audioguiados, que permitem ao visitante conhecer os patrimônios da capital paulista e sua história. Outras cidades ao redor do mundo também têm criado iniciativas similares.

"O formato é bastante democrático, pois favorece o acesso a conteúdo histórico e informativo a públicos diversos, entre eles analfabetos e pessoas com deficiência visual. Outra vantagem do áudio, quando concebido com linguagem coloquial, é ser acessado por diferentes faixas etárias e formações", avalia Daniela Bochembuzo, professora dos cursos de Comunicação da Universidade do Sagrado Coração e pesquisadora de mídias sonoras.

Ela acrescenta que o áudio, quando combina música, voz e efeitos sonoros a partir de um texto, pode propiciar a criação de cenários sonoros. "Essa ambientação, que chamamos de paisagem sonora, suscita a participação do ouvinte de maneira muito criativa, levando-o a dialogar mentalmente com o conteúdo em áudio", acrescenta.