Bauru e grande região

Bairros

Aelesab ajuda 5 mil pessoas por dia

Fundada em 2003, a entidade executa 19 serviços em Bauru, Barretos e Araçatuba; o público-alvo varia de crianças a idosos

por Cinthia Milanez

02/08/2019 - 00h46

Samantha Ciuffa

Entre os serviços prestados pela Aelesab, estão quatro abrigos, que são destinados a crianças e adolescentes

Em 2003, Nivaldo Nunes Caetano fundou o Programa de Integração e Assistência à Criança e ao Adolescente, popularmente conhecido como Aelesab. Hoje, a entidade conta com 230 funcionários e 20 voluntários para atender cerca de 5 mil pessoas por dia, nos 19 serviços executados em Bauru, Barretos e Araçatuba. O público-alvo varia de crianças a idosos.

Diretora administrativa da instituição, Daniele Camargo explica que a Aelesab atua junto às redes básica e especial (veja ilustração). A primeira delas existe para evitar a violação dos direitos e a porta de entrada é pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Os serviços da rede básica acolhem uma média de 4,7 mil pessoas por dia. Entre eles, destacam-se: Serviço de Convivência para Crianças, Serviço de Convivência para Adolescentes, Serviço de Convivência para Idosos, Programa de Apoio Social, Programa de Inclusão Produtiva, Cozinha Comunitária, além do Bom Prato (Bauru, Barretos e Araçatuba).

Já a rede especial está destinada àqueles que já tiveram os direitos violados. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz o encaminhamento aos serviços, que são: quatro abrigos, Programa de Enfrentamento de Situações de Risco Social, Residência Inclusiva Aelesab, Residência Inclusiva Nunes e Casa Beverley. Juntos, eles atendem aproximadamente 200 pessoas a cada dia.

PARCERIAS

A Aelesab sobrevive graças aos convênios junto ao governo estadual e à Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes). A entidade também firma parcerias com faculdades, no sentido de receber voluntários e estagiários.

Paralelamente, a instituição conta com a ajuda de empresas, como a Rede Confiança Supermercados, que desenvolve a Ação Fraternal.

Anual, a campanha consiste em criar cardápios para diversos eventos, cuja renda arrecadada é destinada às entidades envolvidas. A doação dos alimentos e a divulgação das ações também ficam por conta do Confiança.

Quer saber mais?

JuRehder

Aelesab

Em 2003, Nivaldo Nunes Caetano fundou o Programa de Integração e Assistência à Criança e ao Adolescente, popularmente conhecido como Aelesab. Hoje, a entidade conta com 230 funcionários e 20 voluntários para atender a cerca de 5 mil pessoas por dia, nos 19 serviços executados em Bauru, Barretos e Araçatuba. O público-alvo varia de crianças a idosos.

Diretora administrativa da instituição, Daniele Camargo explica que a Aelesab atua junto às redes básica e especial (veja ilustração acima). A primeira delas existe para evitar a violação dos direitos e a porta de entrada é pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Os serviços da rede básica acolhem uma média de 4,7 mil pessoas por dia. Entre eles, destacam-se Serviço de Convivência para Crianças, Serviço de Convivência para Adolescentes, Serviço de Convivência para Idosos, Programa de Apoio Social, Programa de Inclusão Produtiva, Cozinha Comunitária, além do Bom Prato (Bauru, Barretos e Araçatuba).

Já a rede especial está destinada àqueles que já tiveram os direitos violados. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz o encaminhamento aos serviços da Aelesab, que são: quatro abrigos, Programa de Enfrentamento de Situações de Risco Social, Residência Inclusiva Aelesab, Residência Inclusiva Nunes e Casa Beverley. Juntos, eles atendem aproximadamente 200 pessoas a cada dia.

PARCERIAS

A Aelesab sobrevive graças aos convênios junto ao governo estadual e à Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes). A entidade também firma parcerias com faculdades, no sentido de receber voluntários e estagiários.

Paralelamente, a instituição bauruense conta com a ajuda de empresas como a Rede Confiança Supermercados, que desenvolve a Ação Fraternal.Anual. Essa campanha consiste em criar cardápios para diversos eventos, cuja renda arrecadada é destinada às entidades envolvidas. A doação dos alimentos e a divulgação das ações também ficam por conta do Confiança.

Ler matéria completa