Bauru e grande região

Bairros

Bauru já soma 27 casos de sarampo

Outros 113 casos da doença foram descartados e 78 ainda aguardam os resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz

18/09/2019 - 04h33

Reprodução/MS

Bauru já tem 27 casos de sarampo, somente neste ano

A Secretaria de Saúde informou, nesta terça-feira (17), que, até o momento, 27 casos autóctones (contraídos no próprio município) de sarampo foram confirmados em Bauru pelo Instituto Adolfo Lutz este ano. Outros 113 casos da doença foram descartados e 78 ainda aguardam os resultados de exames.

O isolamento é fundamental para evitar a transmissão. "Uma pessoa com sintomas não pode ter circulação, já que existe o risco de transmissão. A difusão do vírus se dá antes e depois do aparecimento das manchas. Depois do surgimento delas na pele, o ideal é se manter de 4 a 5 dias em reclusão, em casa mesmo, com acompanhamento médico", explicou Ezequiel dos Santos, diretor da Vigilância Epidemiológica de Bauru, em entrevista ao JC no mês passado.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois "esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado".

Aqueles que tiverem dúvidas quanto à imunização devem procurar um posto de vacinação, com a carteira vacinal, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose. A recomendação para as mães de crianças com idade inferior a 6 meses é evitar exposição a aglomerações, manter higienização e ventilação adequadas de ambientes e para que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

Ler matéria completa