Bauru e grande região

Bairros

Contato alternativo com o Poder Público

Ferramenta é utilizada para aproximar os moradores do bairro a secretarias do município

por Ana Beatriz Garcia

29/09/2019 - 06h00

Fotos: Aceituno Jr

Luiz Antônio da Silva acredita que o grupo possa ajudar o bairro, enquanto estão sem atividade na associação de moradores

Ainda sem uma associação de moradores, o Parque Santa Cândida ganhou, há pouco tempo, uma nova forma de levar demandas ao Poder Público. Liderança na comunidade, Luiz Antônio da Silva, 39 anos, resolveu criar um grupo de WhatsApp para solucionar demandas do bairro junto ao Val de Palmas e Leão 13.

"A gente colocou no grupo alguns secretários e funcionários junto dos moradores para que a gente possa ter um contato mais rápido. Temos cerca de 50 pessoas que já estão envolvidas e estamos levantando os assuntos", comenta Silva. Segundo ele, as secretarias de Obras, das Administrações Regionais e do Meio Ambiente são algumas das que compõem o grupo.

Segundo ele, essa foi uma alternativa, enquanto não há uma associação de moradores no bairro. "Estamos com o objetivo de reativar a nossa associação, mas por enquanto, essa é uma forma de aproximar os moradores da discussão e solução dos nossos problemas", afirma o representante.

Com representantes de outros bairros próximos, o grupo "Amigos do Santa Cândida" está sendo divulgado entre os membros. "Estamos avisando os moradores aos poucos e passando no boca a boca",

ORIENTAÇÃO

Assim como esta, cerca 70 lideranças das comunidades espalhadas pela cidade estão em contato com a Secretaria Municipal de Administrações Regionais (Sear) para alcançarem melhorias e soluções para os problemas do dia a dia dos locais onde moram. De acordo com a pasta, tratam-se de líderes de associação de moradores que estão cadastradas oficialmente e outras lideranças informais que são reconhecidas nas comunidades e levam até nós as demandas.

Ainda de acordo com a secretaria, são essas pessoas que identificam e levam algumas questões para serem solucionadas ou encaminhadas pela pasta. Temas como terrenos abandonados, vazamentos, problemas relacionados ao trânsito, demandas em relação à saúde dentre outros são apontados como os mais levados à secretaria.

A Sear fica à disposição da população para orientar sobre os bairros que têm representantes e podem levar suas sugestões ao Poder Público. Qualquer dúvida, basta entrar em contato pessoalmente na Praça das Cerejeiras, 1-59 ou pelo telefone (14) 3235-1326.

Ler matéria completa