Bauru e grande região

Bairros

Florada de jacarandá no Vitória vira cenário para fotos

Flores permanecem, geralmente, por toda primavera até o início do verão

09/10/2019 - 05h22

Tainá Vétere

Florada do jacarandá-mimoso no Vitória Régia serve de cenário para fotos

Depois da temporada dos ipês, Bauru agora é pintada de violeta com a florada do jacarandá-mimoso. Quem passa pela avenida Nações Unidas pode apreciar as flores das árvores no Parque Vitória Régia, por exemplo, além de outras regiões da cidade. Nesta terça-feira (8), a reportagem do JC flagrou várias pessoas aproveitando a beleza como cenário para fotos.

No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar às flores, de coloração azul ou arroxeada, por toda a primavera. A floração se estende, geralmente, até o início do verão.

Os próximos dias serão de boa rega para o jacarandá-mimoso, já que o IPMet da Unesp prevê céu nublado, com possibilidade de chuvas fracas para a cidade.

O jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia, D. Don) é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, nativo da Argentina, Bolívia e Sul do Brasil e que se encontra ameaçada em seu habitat natural.

É uma das poucas árvores a ter o mesmo nome em quase todos os idiomas do mundo.

A propagação ocorre pelas sementes guardadas em seu fruto, uma espécie de cápsula de madeira, com formato de concha. Cada uma delas, quando madura, se abre liberando centenas de sementes aéreas.

Ler matéria completa