Bauru e grande região

Bairros

Saboreando frutas pelas ruas de Bauru

Andando pela cidade, em diferentes pontos, é possível para colher e experimentar uma fruta da época

por Ana Beatriz Garcia

12/01/2020 - 03h36

Malavolta Jr. Malavolta Jr.

Pé de acerola na região do Jardim Marambá

Amoras, pitangas, acerolas... Sem que você perceba, essas frutinhas saborosas e que colorem as árvores, estão pelas ruas de Bauru, prontas para serem colhidas. Não só elas. Manga, fruta do conde, romã, abacate dentre tantas outras, como Calabura - já ouviu falar? - também estão à disposição, de acordo com a sazonalidade.

Andando pela cidade, é possível parar e colher uma fruta direto do pé, comer ali mesmo ou levar para casa e preparar um suco. Pra quem gosta desses recortes da vida do campo que, por vezes, a cidade propicia, conheça alguns lugares que o JC nos Bairros esteve fazendo colheita para esta edição.

Veja também: Em vias movimentadas tem também

Você sabia?

Um grupo de estudantes de Brasília criou um aplicativo que permite mapear árvores frutíferas em lugares públicos. O "Fruit Map" foi lançado no fim de novembro de 2015 e está disponível para download em iOS e Android. A plataforma permite que as pessoas sinalizem onde há frutas, se a propriedade é pública ou privada e se o acesso é fácil, médio ou difícil. Em Bauru, o aplicativo funciona normalmente, inclusive, a reportagem utilizou algumas dicas.

Mini pomar no Marambá

Malavolta Jr. Malavolta Jr.

Pé de Calabura faz bela sombra na quadra 12 da rua Dr. José Ranieri

Para quem mora para os lados do Jardim Marambá, a quadra 12 da rua Dr. José Ranieri reserva uma espécie de mini pomar. Por lá tem acerola, amora, goiaba, manga e calabura. Essa última – bastante comum, mas não muito conhecida –, é fruto de uma árvore com uma bela sombra. Do tipo arredondada de cor vermelha, sua colheita é realizada, geralmente, na primavera e início do verão. Há quem diga que a frutinha tem gosto de algodão doce, de figo, de manga ou até de cacau.

Jacas e bananas pelo bosque

Malavolta Jr. Malavolta Jr.

Bosque do Parque União tem pé de jaca

Quem passeia pelo Bosque Elizeu Victor Fornetti, no Parque União, pode se deparar com jacas. A jaqueira, árvore tropical de grande porte, fica próxima ao portão lateral, localizado na rua Bernardino Gobbi. Também no interior do Bosque, as pessoas podem ver grandes bananeiras que produzem uma deliciosa sombra no local. Há também um pé de abacate e, em determinadas épocas, amoras também podem ser colhidas por ali.

Escondidos no Jardim Contorno

Malavolta Jr. Malavolta Jr.

Fruta-do- conde no Jardim Contorno

Amoras, pitangas, acerolas... Sem que você perceba, essas frutinhas saborosas e que colorem as árvores, estão pelas ruas de Bauru, prontas para serem colhidas. Não só elas. Manga, fruta do conde, romã, abacate e tantas outras, como a calabura - já ouviu falar? Todas estão à disposição, de acordo com a sazonalidade.

Andando pela cidade, é possível parar e colher uma fruta direto do pé, comer ali mesmo ou levar para casa e preparar um suco. Para quem gosta desses recortes da vida do campo que, por vezes, a cidade propicia, conheça alguns lugares em que o JC nos Bairros esteve fazendo colheita para esta edição.

 

Ler matéria completa