Bauru e grande região

Bairros

Ponto histórico aguarda por investimentos

Endereço do Cine Bauru de 1980 a 2008, o local teve obras canceladas e espera por novos projetos

por Ana Beatriz Garcia

26/01/2020 - 05h34

Vinicius Bomfim

Terreno na Rua 13 de Maio com Cussy Junior

Em pleno Centro de Bauru, um pedaço de história aguarda para continuar os próximos capítulos. O terreno de 2 mil metros quadrados, localizado na quadra 7 da rua 13 de Maio, esquina com a Cussy Junior, que por quase três décadas foi endereço do imponente Cine Bauru, teve obras frustradas e espera agora por novos projetos.

Em 2013, o JC noticiou que o local havia sido comprado pela Federação dos Empregados do Comércio (Fecomerciários) - que abrange 68 sindicatos em território paulista. Na época, a previsão era de que seria construída no local, a partir do início de 2014, a sede para o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bauru.

EXPECTATIVA

Seis anos depois, o terreno ainda é da federação, mas já está a venda. "É pena uma área grande assim, neste lugar, estar sem função. Seria bom que construíssem algo para atrair mais pessoas para essa nossa região e movimentar ainda mais o Centro", afirma Márcia Aquilante, diretora de uma autoescola vizinha do terreno há 15 anos.

O mesmo pensa o educador físico Pedro Miguel, 25 anos, que só nesta última semana passou duas vezes pelo local. "Sempre passo por aqui, é um local bem central. Seria bom que tivesse alguma utilidade, poderia ter alguma coisa de arte, até uma galeria, ou algo que pudesse gerar renda e empregos para a cidade", comenta o educador físico.

FUTURO DA ÁREA

A Fecomerciários foi contatada, mas não respondeu à demanda até o fechamento desta edição. No entanto, o terreno em questão já está à venda, como mostram as placas afixadas por ali.

Responsável pelas negociações da área desde quando o Cine Bauru foi vendido à federação, o empresário do ramo imobiliário Daniel Moraes indica quais são os principais interessados pelo local. "As pesquisas que temos, por coincidência, é por parte de igrejas. Já recebemos várias consultas. No entanto, o terreno ainda só não foi vendido por não atingirem o objetivo do valor estipulado", afirma.

O empresário ainda salienta a importância do local onde o terreno está localizado. "É um terreno com potencial, na área central, onde tem o comércio da cidade, linhas de ônibus que fortalecem toda a região. Nós percebemos também o interesse das empresas que estão buscando esses grandes espaços na região central, inclusive terrenos como esse", finaliza Daniel Moraes.

Ler matéria completa