Bauru e grande região

Bairros

Região oferece descanso e lazer no feriado

Na região de Bauru, alguns municípios oferecem alternativas que vão de prainhas à margem do rio Tietê à campings, pesqueiros e clubes

por Ana Beatriz Garcia

23/02/2020 - 06h00

Reprodução/Internet

Cachoeira Cassorova é uma das opções de turismo em Brotas

Embora seja complicado  colocar o pé na estrada em feriados como o Carnaval, alguns destinos próximos podem surpreender quem deseja viajar para relaxar, sem ter de ir muito longe. Na região de Bauru, alguns municípios oferecem alternativas - não só para este período de Carnaval, mas para o ano todo - que vão de prainhas à margem do rio Tietê à campings, pesqueiros e clubes. Confira as opções de lazer em algumas cidades próximas para visitar neste feriadão:

Prainha e gruta

Reprodução

A gruta é uma das atrações de Igaraçu do Tietê

Para se banhar sem ir ao litoral, a região oferece algumas opções. Como a prainha, denominada "Maria do Carmo de Abreu Sodré", em Igaraçu do Tietê (70 quilômetros de Bauru), que é banhada pelo rio Tietê e conta com churrasqueiras, banheiros públicos e estacionamento gratuito para veículos.

Uma das principais atrações do local, no entanto, é a famosa gruta de pedra que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Os turistas são levados até ela por uma escadaria de pedras, por onde escorre a água de uma mina.

A gruta, um patrimônio natural de Igaraçu do Tietê, fica nas proximidades uma cachoeira que oferece, além do contato com a natureza, um banho refrescante.

Camping e pescaria

Prefeitura de Itapuí/Divulgação

Prainha é opção para quem não quer ir até o litoral

Há cerca de 44 quilômetros de Bauru, a prainha de Itapuí é uma opção para quem gosta de pesca amadora. No local estão instaladas lanchonetes que funcionam durante a semana no período noturno e nos finais de semana o dia todo. A prainha de Itapuí está localizada próxima à avenida Brasil, sendo que no final da mesma via está o camping municipal.

Compras

Eder Azevedo/JC Imagens

Jaú faz parte do turismo de compras

Conhecida como Capital do Calçado Feminino, Jaú (47 quilômetros de Bauru) é um destino que oferece passeio e compras para quem gosta de sapatos. Além de ser uma das principais produtoras de sapatos, que são enviados a todo o Brasil, Jaú também exporta grande parte dessa produção, sendo conhecida internacionalmente por isso. O feriado pode ser uma boa oportunidade para conhecer essa cidade.

Cachoeiras

Reprodução/Internet

Cachoeira Cassorova é uma das opções de turismo em Brotas

Brotas, a 100 quilômetros de Bauru, é uma referência quanto a cachoeiras abertas à visitação. É o tipo de passeio sob medida para quem quer relaxar debaixo de uma queda d'água. São cerca de 20: Astor, Bela Vista, Cassorova, Coqueiros, Andorinhas, da Figueira, da Nascente, da Usina, das Meninas, da Roseira, Escorregador, Jacaré, Martello, Macacos, Nascente, entre outras.

Teleférico

Prefeitura de Barra Bonita/Divulgação

Teleférico é opção de lazer em Barra Bonita

Pertinho de Bauru, a 68 quilômetros, Barra Bonita oferece passeios variados como a navegação pelo rio Tietê passando pela eclusa, tour pela cidade nos bondinhos e a Praça do Teleférico com pedalinho, pista de kart e teleférico. A cidade também tem museus e feiras de artesanato como opção de lazer.

Polo Cuesta

Prefeitura de Botucatu/Divulgação

A Cuesta de Botucatu é uma bela paisagem para o feriado

Os monumentos geográficos de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) serviram de referencial ao caminho do Peabiru, caminho por onde os Incas acessavam o Oceano Atlântico. As terras de lá já foram fazendas de jesuítas, condes, e povos de diversas nações, rota de tropeiros e do desenvolvimento do oeste paulista. Por isso, terra das Cuestas, mirantes, cachoeiras e matas preservadas são opções de lazer na cidade para o feriadão.

Ler matéria completa