Bauru e grande região

Ciências

Observatório

Comunique-se Email: [email protected]

07/12/2019 - 06h00

O herpes simples é a virose humana mais comum, excetuando as respiratórias. Induzida pelo "Herpesvirus hominis" (HVH), é doença sexualmente transmissível com lesões recorrentes altamente contagiosas que não deveriam ser manipuladas sem proteção das mãos, olhos e boca.

Mãos contaminadas transmitem a doença para outras áreas corporais e o ideal é evitar contatos pessoais! No Japão e países escandinavos, a prevalência de 48% são as mais baixas, contrastando com 90% dos outros países. A restrição cultural do contato pessoal e social, ajuda explicar estes dados.

Nas cidades, todos são expostos ao HVH até os 5 anos, mas apenas 50% terão a doença quando adultos. O HVH tipo 1 induz lesões extragenitais na parte superior como boca, orofaringe e olhos. O tipo 2, forma lesões genitais, perigenitais e nas regiões inferiores. Em 25% das lesões isto é invertido, mas na Inglaterra é 50%.

CONTÁGIO

As lesões são ricas em vírus, mas tem na garganta e secreções e sobrevive dias no meio externo em pequeninas porções de líquidos corporais. Em 2% a 9% das pessoas normais, tem vírus na saliva, como em 20% das crianças de 7m a 2 anos. O contágio ocorre por beijos, relações sexuais e objetos contaminados. Em dentistas, médicos e auxiliares é muito mais comum ainda.

Na mucosa o vírus entra direto, na pele precisa de áreas traumatizadas, escoriadas e com queimaduras. A incubação varia de 1 a 26 dias. Depois das lesões, os vírus ficam latentes nos nervos e gânglios neurais, onde anticorpos têm dificuldade de entrar! A latência é interrompida por febre, exposição ao sol, estresse físico e mental, distúrbios gastrintestinais, traumatismos, gripes, resfriados, ansiedade, menstruação, gravidez e outros. As recorrências iniciam a partir de 15 anos, diminuindo-se após a terceira década de vida.

NA BOCA!

Se pensou que as recorrências eram mais comuns na pele, mas dentro da boca é cada vez mais diagnosticada. A queixa é: 1. Não posso comer pão que machuco a boca e leva dias para reparar! 2. Não posso comer nada quente, que fere o palato e demora dias para curar! 3. Tem um lugar na gengiva que sempre inflama, mas tenho boa higiene bucal! 4. Minha língua é sensível, qualquer coisa machuca e fica doendo por dias!

Ao sentir algo, olhe no lugar e verás 5 a 10 feridas bem pequeninas, ardentes, vermelhas ao redor e brancas ou amarelas no centro. As vesículas logo se rompem por ação dos alimentos e movimentos. Cheias de líquido com milhões de vírus, eles são engolidos ou viajam pelas gotículas da saliva ao falar, respirar, tossir e espirrar! E, ainda, dezenas de pessoas são contaminadas pelos beijos e carícias!

Saber que se tem herpes simples ajuda o autoconhecimento e previne muitos contágios e os auto-contágios! O tratamento é com drogas antivirais tomadas por via bucal como Valaciclovir ou Fanciclovir, e não passando no local cremes, pomadas e líquidos que nem permanecem por ali!

Ler matéria completa