Bauru e grande região

Ciências

Observatório

Comunique-se Email: [email protected]

04/01/2020 - 06h00

Serendipidade ocorre em mente bem preparada em vários temas e que sabe pelo saber, livre de cercas e limites profissionais ou especialidades para ser criativa e servir! Quantas maçãs não caíram na cabeça de outras pessoas, mas apenas Newton, professor de física de Cambridge, percebeu que havia uma força de gravidade da terra que a atraía para o chão! A lei da gravidade não foi descoberta por acaso, pois a mente de Newton estava preparada para observar e interpretar a queda da maçã.

As civilizações antigas usavam pães embolorados com sucesso no tratamento de feridas irreparáveis. Ninguém diria que antibióticos produzidos pelos bolores/fungos destruíam as bactérias. Fleming, em 1928, observou que a presença de fungo impedia o crescimento de bactérias em placas de vidro em que as cultivava, mas sem o fungo por perto, as bactérias cresciam. Sacou na hora que o fungo "Penicillium notatum" produzia uma substância que chamou de penicilina e mudou a humanidade.

Branemark estava pesquisando como o sangue circulava nos vasos dos tecidos. Nas suas câmaras de vídeo, o osso as recobria com perda de algumas, pois a adesão era muito forte. Descobriu que eram de titânio e assim nasceram os implantes dentários! O homem procurou por este material há milênios!

NÃO É!

Você abriu o computador ou celular e logo vem informações e ofertas de produtos e assuntos que você se mostrou interessado: isto não é serendipidade! Tudo que você coloca na rede, a palavra vai para um algoritmo que diz assim: oferece isto para ele na primeira tela; na segunda vez, oferece isto, depois aquilo, e assim você acaba por comprar algo ou entra em um site que te remete ao que querem!

"Serendipidade" é atividade cerebral criativa e requer cultura, leitura e saber que requer interpretação! "Algoritmo" é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução ou ação: ele é preciso, não ambíguo, mecânico, eficiente e correto. O exemplo mais citado para algoritmo é a receita culinária, embora possa ser mais complexo. Eles repetem passos e requer decisões até que a tarefa seja completada.

A serendipidade parece uma faísca de conhecimento para o raciocínio iluminar um "acaso" incendiário. Coisas interessantes acontecem ao redor e não chamam atenção, pois não estamos interessados, pois nos concentramos muito em coisas pré-definidas. Quem não ouviu a seguinte frase: mantenha e não perca o foco! Quanto mais focado, técnico e concentrado ficar, menor será sua criatividade e capacidade de percepção do que acontece ao redor. Então, relaxe, viva, curta a cultura que te cerca!

REFLEXÃO FINAL

Viva a sensibilidade e deixe os rios e lagos da criatividade e inteligência te levar! Você é focado ou se deixa viajar pelos pensamentos? Se permita, as soluções e ideias criativas que surgirão, surpreenderão você!

Ler matéria completa