Bauru e grande região

Ciências

Observatório

Comunique-se Email: [email protected]

21/03/2020 - 06h00

Vários sites ensinam como adquirir nas farmácias e preparar água oxigenada para fazer bochechos diários ou semanais com a finalidade de antissepsia, clarear os dentes e até para evitar o coronavírus! Com o uso indiscriminado de bochechos na água oxigenada ou peróxido de hidrogênio torna-se muito importante esclarecer que, repetidamente, ela faz muito mal e participa da carcinogênese química. Pesquisas em todo o mundo revelaram a sua associação de carcinomas e adenocarcinomas ao longo da mucosa gastrintestinal.

Se comprometidos com a saúde pública, devemos induzir nas pessoas reflexões e responsabilidades sobre temas importantes nos profissionais, fabricantes e usuários. A ignorância ou o não saber abre portas aos que querem o sucesso da vaidade ou a opulência da riqueza à margem de valores humanos e sociais.

Aos que indicam a limpeza ou clarear os dentes com bochechos de peróxido de hidrogênio em contato direto com a mucosa e que depois o engula via garganta, estômago, intestino e reto, pergunte: 1. Já pensou se a pessoa tiver um câncer em um destes locais? 2. Pode dar um sentimento de culpa daqueles e imagina se o paciente te processa? 3. E se tem como provar a relação entre as duas coisas 4. E se a pessoa for parente ou você mesmo? Que tragédia!

CO-CARCINÓGENO?

A carcinogênese tem 4 fases:

Iniciação: Lesa-se permanentemente os genes da proliferação e fica latente, sem manifestação. São chamados de carcinógenos: nitrato de sódio nos defumados, ciclamato dos adoçantes, glutamato dos espessantes alimentares, benzopireno, hidrocarbonetos da combustão do tabaco e aflatoxina de fungos em grãos malconservados de amendoim.

Promoção: Algumas substâncias não iniciam o câncer, mas aceleram as alterações iniciadas por outros químicos, gerando uma nova população celular. São chamados de co-carcinógenos e aceleram a transformação neoplásica das células. A água oxigenada é co-carcinogênica e potencializa outros químicos na mucosa bucal e do tubo digestivo, como se viu em muitas pesquisas.

Progressão e manifestação - As células iniciadas e promovidas proliferam, progridem e a lesão se manifesta como câncer.

Algumas substâncias contribuem para acelerar ou abreviar estas duas fases.

A frequência de uso destas substâncias em estudos experimentais se mostrou mais importante que a idade e gênero da pessoa. O uso frequente da água oxigenada agrava muito a promoção das neoplasias malignas na mucosa bucal. No caso do álcool, ele chega a potencializar até 50 vezes o malefício do tabaco.

POR FIM

Bochechar água oxigenada todos os dias ou semanas é atitude de alto risco para a carcinogênese bucal química! Se afirmarem que a água oxigenada não faz mal à mucosa bucal e do tubo digestivo, peçam uma declaração por escrito e assinada e guardem-na para qualquer eventualidade!

Ler matéria completa