Bauru e grande região

Cultura

Virada espera 40 mil no Parque Vitória Régia

por Mariana Cerigatto

15/05/2012 - 00h01

Mantendo uma série de reuniões, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e outros setores da Prefeitura de Bauru estarão focados nesta semana na preparação da Virada Cultural Paulista na cidade, que ocorre no próximo final de semana, nos dias 19 e 20, sábado e domingo. A previsão é de que 40 mil pessoas circulem em dois dias somente no Parque Vitória Régia, que receberá shows, com destaque para o Racionais MCs e Funk Como Le Gusta.

 

Ontem, o secretário municipal de Cultura, Elson Reis, autor da estimativa, recebeu os responsáveis pela Virada em Bauru: o diretor técnico Luis Fernando Maranho e a produtora Raquel do Nascimento. Ambos conheceram os espaços que vão receber as atrações nos dois dias e também são responsáveis pelo relacionamento com os artistas. Eles ficarão na cidade até o encerramento do evento, acompanhando toda a movimentação. “Os dois acompanham o andamento do evento e ajudam nas tomadas de providências. Eles também estão conhecendo as equipes de Bauru, já que são dois dias de Virada com várias apresentações, algo que requer um entrosamento para que as coisas funcionem de forma rápida, como a coordenação de palco”, explicou Elson.

 

Amanhã, quarta-feira, Raquel e Luis Fernando conhecerão os fornecedores envolvidos com a Virada na cidade e devem ser apresentados ao prefeito Rodrigo Agostinho ainda hoje. Na última sexta-feira, a SMC fez uma reunião com a Emdurb e a Seplan, que respondem pelas interdições de ruas e estrutura com ambulantes, respectivamente. Segundo Elson, a Polícia Militar (PM) também já pensa em um esquema especial para garantir a segurança.

 

A Virada Cultural envolve o trabalho de outras secretarias, como as de Saúde, Obras, Desenvolvimento Econômico, entre outras. Além do Parque Vitória Régia, o Teatro Municipal e o Sesc também terão atrações já divulgadas, todas gratuitas. No Teatro, os ingressos devem ser retirados duas horas antes. “Pela variedade e qualidade dos espetáculos, acredito que a casa ficará cheia nos dois dias”, aposta Elson.

 

Além de Racionais MCs e Funk Como Le Gusta, a programação está bastante diversificada e contempla várias linguagens, como balé, teatro, stand up, performances circenses, tributos musicais, entre outras. Parte das atividades pode ser conferida no site http://culturebauru.blogspot.com.br/

 

 

 

Interação entre artes no DNA

 

Paralelamente à Virada Cultural, o Enxame Coletivo, o Fora do Eixo e o Jack Music Pub apresentam o projeto “DNA”, um espaço de interação entre diversas linguagens artísticas, que busca integrar artistas, públicos e espaço. São shows musicais, apresentações de teatro, circo, artes visuais e o melhor: tudo gratuito.

 

O projeto ocorre no dia 19, sábado, no Jack, a partir das 23h. A casa vai agitar o público com uma programação alternativa, com dois shows instrumentais, das bandas DiBigode (Belo Horizonte) e Malditas Ovelhas (São Carlos). O evento ainda vai promover intervenções artísticas, com apresentação da Trapo di Trupe, com um espetáculo circense; Diogo GLadeira, que apresentará seu trabalho de caricaturista e o MC Coruja BC1, no Freestyle do hip-hop. O Jack Music Pub fica na avenida Duque de Caxias, 8-56.  

 

 

 

Periferia Legal divulga atrações

 

Em contrapartida à Virada Cultural, que se concentra tradicionalmente em áreas centrais, a ONG Periferia Legal divulga sua “Virada Cultural na Periferia”, que ocorre no domingo, a partir das 10h, na Escola Estadual João Maringoni, no Núcleo Beija-Flor, em Bauru. “Queremos mostrar que cultura não se faz somente em pontos centrais da cidade e deve ser espalhada pela periferia”, ressaltou o presidente da ONG, Vanderlei Antônio de Oliveira. “Vamos fazer um evento de grande porte voltado à comunidade, com parcerias”, salientou.

 

Até às 16h, a Virada na periferia vai enfatizar a cultura hip-hop, com apresentações de grupos de break, rap e batalhas de b.boys, que terão direito a premiações. O público ainda poderá contar com sessões de filmes voltados para cultura hip-hop. O evento tem apoio da Associação Bauru Pela Diversidade (ABD) e Cine Clube Aldire Pereira Guedes.

 

 

 

Pop art no universo infantil

 

Os jovens são o público-alvo da Virada Cultural Paulista, que acontece em várias regiões do Estado de São Paulo neste próximo final de semana. Em Bauru, as crianças terão espaço neste evento: o Sesc, que é entidade parceira na iniciativa, vai oferecer programação infantil.  A garotada vai se animar com o espetáculo gratuito Pop, da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação, no próximo domingo, dia 20, às 15h, no Ginásio de Eventos. Neste espetáculo, a companhia apresenta proposta estética em sintonia com o teatro contemporâneo. Inventa e reinventa a pop art dentro do universo infantil, envolvendo as técnicas de dança, música, artes plásticas e animação de objetos e bonecos.

 

Clique aqui para ler mais sobre a Virada Cultura na região.