Bauru e grande região

Cultura

Virada com pitadas de jazz

por Mariana Cerigatto

15/05/2012 - 23h50

A noite da Virada Cultural de sábado em Bauru será uma verdadeira “mistura musical”. Rap, groove, forró e MPB são estilos que vão embalar a noite. E o jazz não vai ficar de fora dessa noite eclética. Quem se apresenta, a partir das 21h, no palco do Parque Vitória Régia, após a banda “Bicho de Pé”, é o conhecido grupo Clube do Jazz, com músicos de Bauru, o que demostra que a intenção da Virada é também valorizar as bandas locais.

 

Os clássicos do jazz, soul, blues e Bossa Nova, apresentados pelo conjunto, poderão ser vistos pela primeira vez na Virada Cultural. Com vasta experiência, Luiz Manaia, o Ralinho (bateria), Roger Pereira (teclado), Denise Amaral (voz), André Alcântara (guitarra), Lilo Zuim (baixo) e o convidado Caio Santos (trombone) prometem uma apresentação de qualidade, sofisticação e versatilidade. “Já tocamos na Revirada Cultural realizada pelo município, mas na Virada Cultural Paulista é a primeira vez. Estamos numa ansiedade muito grande”, salientou Ralinho. “É um grande prazer participar desse grandioso evento e poder ter a oportunidade de mostrar o jazz para uma plateia tão grande e diversificada, ainda mais sendo a única banda bauruense na Virada”, acrescentou.

 

Desde 1993, a Clube do Jazz vem com a proposta de criar arranjos próprios para clássicos do jazz, soul, blues e bossa nova. Improvisos individuais são características marcantes da banda. O baterista promete um repertório regado a muito jazz rock, uma vertente do jazz dos anos 70, que tem uma “pegada” mais pesada.

 

Serão 50 minutos de apresentação, com músicas instrumentais, como “Spain” (Chick Corea), “Green Power” (Urbie Green) e “Stratus” (Billy Cobham). As canções cantadas também vão marcar presença, como “Funky Tamborim” (Tania Maria), “Casa Forte” (Edu Lobo), “Spinning Wheel” (Blood Sweat And Tears) e “I Want You” (The Beatles).

 

 

 

Outras atrações

 

No mesmo dia (sábado), vão passar pelo Vitória Régia o DJ Buguinha Dub, Bicho de Pé, Made in Brazil e o espetáculo Under Fire – A Arte do Riso.

 

Os integrantes do Racionais MCs sobem no palco por volta da meia-noite, encerrando o primeiro dia de Virada e abrindo a programação do domingo. Além de shows, a Virada em Bauru conta com teatro, dança, stand up, balé, performances circenses, entre outras atrações. A programação pode ser acessada através do site http://culturebauru.blogspot.com.br.

 

 

 

Rodrigo recebe responsáveis pelo evento em Bauru

 

O prefeito Rodrigo Agostinho recebeu, ontem, os representantes da Secretaria de Estado da Cultura responsáveis por acompanhar a realização da Virada Cultural Paulista 2012, em Bauru, neste sábado. A visita do diretor técnico Luis Fernando Maranho e da produtora Raquel do Nascimento foi acompanhada também pelo secretário municipal de Cultura, Elson Reis, e pela assistente de produção Cláudia Pinto.

 

No encontro foram definidos detalhes da organização. A Secretaria Municipal de Cultura também prepara uma programação especial que será integrada ao evento, com apresentações de audiovisual, horário especial para a Biblioteca, passeio da Maria Fumaça e Feira de Artesanato, entre outras atividades. Além disso, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) já estuda um esquema especial de transporte coletivo para o evento.

 

A abertura oficial da Virada Cultural 2012 será às 18h do dia 19 de maio, sábado, com apresentação do Grupo Andaluzes – MeZclas, no Teatro Municipal. O encerramento será às 18h de domingo, 20 de maio, com apresentação do grupo Funk como Le Gusta, no Parque Vitória Régia.

 

Na programação, que será desenvolvida no Teatro Municipal, Parque Vitória Régia e Sesc – além da Estação Ferroviária, que sediará atividades paralelas ligadas ao evento, como a Virada Audiovisual – estão apresentações de teatro, música e dança. 

 

O destaque da edição deste ano do evento fica por conta das apresentações do Racionais MC, Funk Como Le Gusta, Zé Renato e Léo Maia. A Virada Cultural é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de Bauru em parceria com o Sesc e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

 

 

Seplan orienta sobre comércio ambulante

 

A Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento está orientando os ambulantes que queiram trabalhar na Virada Cultural Paulista 2012, que será realizada neste final de semana. 

 

A Secretaria informa que não está cadastrando os ambulantes, apenas informando o local destinado ao comércio, assim como os itens que poderão ser comercializados.

 

As informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-1066, com Adriana Almeida, ou pessoalmente na Divisão de Fiscalização, localizada na avenida Nuno de Assis, 14-60, até esta sexta-feira, dia 18, das 8h às 17h.

 

 

EM FRENTE AO PALCO EXTERNO  

 

PARQUE VITÓRIA RÉGIA

Dia 19/5

20h30, 22h e 23h30 - Cia. Under Fire - A Arte do Riso

Dia 20/5

16h e 17h30 - Cia de Circo de Piracicaba

 

EM FRENTE AO TEATRO MUNICIPAL

Dia 19/5

21h30 e 23h30 - Cia de Malabarismos – Me dê a Mão

 

Dia 20/5

2h - Cia de Malabarismos - Me dê a Mão 

13h, 14h30 e 16h - Trup Trolhas – Folia Pede Passagem

 

PALCO EXTERNO - PARQUE VITÓRIA RÉGIA

Dia 19/5

18h30 – DJ Buguinha Dub

19h30 – Bicho de Pé

21h – Clube do Jazz

22h30 – Made in Brazil – Tributo’s 2012

22h30 – Under Fire – A Arte do Riso

 

Dia 20/5

0h – Racionais MCs

1h30 - DJ Buguinha Dub

15h - Grooveria

16h30 – Quinteto Dona Zaíra

18h – Funk Com Le Gusta

 

SESC 

Dia 19/5

19h – Corpos de Passagem 

20h – Léo Maia, Tributo a Tim Maia 

 

Dia 20/5

16h30 – Zé Renato

 

TEATRO MUNICIPAL

Dia 19/5

18h – Abertura Oficial com Grupo Andaluzes – MeZclas 

19h30 – Cia de Malabarismos – Me dê a Mão

20h30 – Cia. Santa Cacilda – Plínio Contra as Estrelas 

22h30 – Emiliano Castro – Kanimambo 

 

Dia 20/5

0h30 - Bia Goes a Flor e o Espinho - 100 Anos de Nelson Cavaquinho 

2h30 - Mano Juarez 

10h30 - Os Satyros - Azul Doce Azul 

13h30 - Ballet Stagium - Adoniran 

15h00 - Aline Calixto 

16h30 - Duo Marcus Santurys e Levi Ramiro