Bauru e grande região

Cultura

Virada na onda do circo

por Mariana Cerigatto

18/05/2012 - 00h30

Malabarismos, mímicas, o humor do palhaço e a arte de rua. A Virada Cultural bauruense vai proporcionar ao público a oportunidade de assistir à atrações da rica linguagem da arte circense, com espetáculos e intervenções de companhias que vêm de fora para se apresentar na cidade. E tudo gratuito.

 

A Cia de Malabarismos é uma delas, que se apresenta amanhã, sábado, às 19h30, 21h30 e 23h30 em frente ao Teatro Municipal. A última performance será às 2h, na madrugada do domingo. A Cia de Malabarismos aposta na intervenção de rua “Me dê a Mão”, um trabalho artístico baseado em momentos de humor adaptado a espaços pequenos e não-convencionais. O mímico utiliza dos estímulos do ambiente para criar momentos agradáveis e descontraídos.

 

A Trup Trolhas é outra companhia que vem para animar e surpreender o público. As intervenções ocorrem também em frente ao Teatro Municipal, às 13h, 14h30 e 16h deste domingo. A performance “Folia pede Passagem” é uma verdadeira “festa-espetáculo” e aposta em uma banda e um mestre de cerimonial de perna de pau com um megafone. Entre uma marchinha de Carnaval e outra, faz-se malabarismo, declamam-se poesias tropicalistas e o público é convidado a participar do evento.

 

Para os espetáculos no interior do Teatro Municipal (avenida Nações Unidas, 8-9), a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) orienta que os ingressos devem ser retirados duas horas antes de cada peça.

 

 

Teatro também tem vez

 

Peças de teatro, como o infantil “Azul Doce Azul” e “Plínio Contra as Estrelas” fazem parte da programação oficial. As peças são apresentadas no Teatro Municipal. “Azul Doce Azul” mostra a história da menina Letícia e começa às 10h30 do domingo. Já a companhia Santa Cacilda apresenta “Plínio Contra as Estrelas”, às 20h30 deste sábado. A programação complementar do Sesc também tem peça voltada ao público infantil: a garotada vai se animar com o espetáculo Pop, da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação, no domingo, às 15h, no Ginásio de Eventos.

 

 

Ruas serão interditadas

 

A Gerência de Operações Viárias da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) realizará interdições de ruas para as atividades da Virada Cultural. Elas ocorrerão nos seguintes locais:

 

Parque Vitória Régia: será interditada a alça de acesso da avenida Nações Unidas e também a rua José Ferreira Marques próximos ao Parque Vitória Régia, no dia 19/5 (sábado), das 18h de sábado até às 3h de domingo, e no dia 20/5 (domingo), das 8 às 15h;

 

Teatro Municipal: a avenida Nações Unidas ficará interditada no sentido Centro–Bairro (Rodrigues Alves para a Rodoviária), no dia 19/5 (sábado), das 18h de sábado até às 3h de domingo, e no dia 20/5 (domingo), das 8h às 15h. O trânsito de veículos será desviado da seguinte forma: avenida Nações Unidas – rua Ezequiel Ramos – rua Caiapós – rua Presidente Kennedy ou Marcondes Salgado – voltando para a avenida Nações Unidas. O sentido oposto (bairro – centro) não será interditado.

 

 

‘Mano’ corintiano

 

O stand up é outro gênero que abre as cortinas na Virada e apresenta Mano Juarez no Teatro Municipal na madrugada do domingo, às 2h30. Interpretado pelo ator e humorista Thiago Moura, Mano Juarez interpreta um típico corintiano idealizado pela sociedade que conta suas inusitadas histórias através do improviso e interação com o público. O inusitado é que, independentemente do time que a plateia torça, ela se identifica com esse personagem, que tem como fundamento entreter e homenagear o time de coração do humorista que o faz.

 

 

A arte de rir

 

Com foco na linguagem contemporânea do palhaço e do circo, a Virada Cultural em Bauru vai contar com a alegria da companhia Under Fire, que apresentará neste sábado, em frente ao palco externo do Parque Vitória Régia, a performance “A Arte do Riso”, às 20h30, 22h e às 23h30. A companhia alia, em seus shows, malabaristas, palhaços, malabarismo com fogo, Pirofagia, perna de pau, Monociclo, números e intervenções circenses. 

 

Já a Cia de Circo de Piracicaba se apresenta às 16h e às 17h30 no domingo, também no Parque Vitória Régia. A companhia vai mostrar seus trabalhos circenses de forma descontraída e divertida, trazendo algumas das modalidades da arte para a rua e, assim, misturando o circo contemporâneo com o tradicional. Malabares, perna de pau, skyrunner, sombras e muito mais.