Bauru e grande região

Cultura

Para pais e filhos, livros!

Feira do Livro Infantil começa hoje com série de atrações na sua 14ª edição em Bauru

por Wagner Teodoro

23/04/2014 - 05h00

Malavolta Jr.

Secretário de Cultura, Elson Reis, acredita que o livro é um grande brinquedo para todas as idades

A 14ª edição da Feira do Livro Infantil, que tem início hoje e vai até a próxima quarta, 30-4, procura mostrar que o contato desde cedo com a literatura forma cidadãos e transforma a leitura um prazer.

“É uma oportunidade de tocar o livro, falar e ver espetáculos sobre isso. Livro é para todas as idades. E livro não é só material escolar é também um instrumento de diversão”, diz o secretário de Cultura, Elson Reis. “Na verdade, o livro é um grande brinquedo”, considera.

A feira proporciona a comodidade de encontrar uma grande variedade da produção literária infantil e infanto-juvenil no mesmo espaço e o contato direto com autores. “É uma oportunidade para quem gosta de literatura e para que, aquele que ainda não tem esse contato, se empolgue e se inicie como leitor”, acredita Reis.

‘Lúdicas’

Estão previstas oficinas de desenho, contação de histórias, peças de teatro, palestras, cine-literatura, além de apresentação da Banda e da Orquestra Sinfônica Municipais e Sarau Literário. “Pais e filhos encontrarão não só o livro, mas atividades lúdicas”. A feira tem apoio do Sesc, CPFL, Oficina Cultural Regional, Unesp, Grupo Ato e Jornal da Cidade.

  • Serviço

14ª Feira do Livro Infantil de 23 a 30 de abril, no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” - avenida Nações Unidas, 8-9, Centro. Horário: 8h às 12h e das 13h às 20h. Entrada gratuita. Agendamentos de grupos e escolas devem ser feito na Biblioteca Central Rodrigues de Abreu pelo telefone (14) 3235-1312.


Expositores & autores

De acordo com a Secretaria de Cultura, o evento contará com 11 expositores: Fantasia Brinquedos, Coliba Distribuidora, Lisboas, Idea Editora, Sebo Literário, WRS Distribuidora de Livros, Jalovi Livraria, Empório Cultural, Loma Distribuidora, HLV Emborrachados e Livros e Espaço “Prata da Casa”. “Normalmente, os expositores praticam preço diferenciado para que a população tenha acesso”, diz o secretário de Cultura, Elson Reis.

Além disso, os visitantes poderão ter contato direto com autores, além de conhecer o trabalho de diversos escritores da literatura infanto-juvenil.

“Os autores bauruenses terão espaço para mostrar seu trabalho para o público, assim como autores independentes”, ressalta Reis.


Jornal da Cidade: presente!

A Feira do Livro Infantil vai contar com parceria do Jornal da Cidade - que, como se sabe, publica aos domingos o caderno “JC Criança” (foto). Hoje, o JC promove oficinas com alunos do ensino fundamental: uma de desenho e outra de texto. A segunda atividade é paralela e ocorre amanhã e sexta-feira pela manhã com alunos do Colégio Batista. “Alunos e professores do ensino fundamental II vão fazer a cobertura do evento com textos e fotos. O professor de artes será responsável pela capa do caderno especial da feira que faremos”, explica Sérgio Purini, coordenador do projeto JC na Escola.

O secretário de Cultura, Elson Reis, considera interessante e instrutiva a experiência para as crianças e adolescentes entenderem os mecanismos da elaboração de um jornal. “A oficina é muito legal. Mostrar para a criança não um livro, mas o jornal que ele vê chegando todo dia em casa”, afirma.